Com o apoio de transporte da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), a primeira parte da delegação capixaba que vai disputar os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) viajou nesta terça-feira (08) para Brasília, onde a competição acontecerá.
O Estado será representado por 213 pessoas, entre atletas, técnicos e staffs, na principal competição universitária do Brasil. As disputas terão início nesta quarta-feira (09) e seguem até o dia 19 de outubro.
Nesta edição, cerca de sete mil estudantes das 27 unidades de federação do País vão estar no evento. No total, 375 instituições de Ensino Superior vão competir em 31 modalidades, sendo que o Estado vai participar em 16 delas.
O Espírito Santo está batendo o próprio recorde com relação ao tamanho da delegação pelo terceiro ano seguido, como explicou o presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim. “É a primeira vez que passaremos a barreira dos 200 inscritos e isso é uma alegria enorme para a Federação, pois mostra a força do esporte universitário aqui no Estado. Ao todo, são 213 pessoas durante as duas semanas, sendo 188 atletas”, destacou.
Com o aumento da delegação, a previsão é de que o Estado amplie o número de pódios em relação a edições anteriores. No ano passado, em Joinville (SC), o Espírito Santo encerrou sua participação com nove medalhas, sendo um ouro, três pratas e cinco bronze.
A competição será dividida em dois blocos: o primeiro, até domingo (13), vai contar com as modalidades de atletismo, basquete X1, jiu-jitsu, e E-sports, como League of Legends e Free Fire. Já a segunda parte, que será iniciada no domingo (13), terá as partidas das modalidades coletivas, com basquete, futsal, vôlei, handebol, entre outras.
Em 2024, o vôlei masculino, com estudantes da Multivix, foi o destaque nas modalidades coletivas, faturando a única medalha de ouro o Estado. Nas individuais, destaque para os atletas do wrestling, que fecharam a competição com cinco conquistas.
>
Mín. 20° Máx. 28°