O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), já chegou a 75% de execução da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. Está sendo utilizada a técnica whitetopping no trecho, em que o pavimento asfáltico existente é reaproveitado como base para a nova pista de pavimento rígido de concreto.
Os serviços na rodovia tiveram início na metade de abril deste ano, em Clevelândia, e agora estão em Palmas. O concreto é executado em um dos sentidos de cada vez, com operação pare-e-siga 24h no sentido oposto, mas alguns segmentos já estão com ambas as faixas de rolamento prontas e tráfego liberado.
A previsão é de concluir a nova pavimentação até o final de novembro, caso as condições climáticas sejam favoráveis, e depois concluir os serviços complementares no início de 2025. Eles incluem a execução de sarjetas triangulares de concreto e outros dispositivos de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, bem como finalizar a nova sinalização horizontal, instalar placas, tachas refletivas e defensas metálicas.
A obra tem extensão de 45 quilômetros, indo do viaduto da Codapar em Palmas até a rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, um investimento de R$ 188.250.000,00.
CONCRETO– O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação , é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.
Devido ao grande volume de tráfego de caminhões na rodovia PRC-280, uma ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários. Ele já foi utilizado no trecho entre o Trevo Horizonte em General Carneiro e o Viaduto da Codapar em Palmas, e o, e no ano que vem será executado na ligação entre Clevelândia e Pato Branco, também passando por Mariópolis.
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