Começaram nesta quarta-feira, 18, em Roma, na Itália, as competições do campeonato mundial de skate na categoria park, a qual conta com a participação de cinco atletas catarinenses nas disputas. A disputa vai até o próximo domingo, 22, e representam o estado os skatistas Pedro Barros, Pedro Carvalho, Kalani Konig, além de Yndiara Asp e Isadora Pacheco no feminino.
Esta é a primeira grande competição do skate internacional após as Olimpíadas de Paris que teve Pedro Barros e Isadora Pacheco terminando entre os dez melhores skatistas do mundo.
Perfil dos catarinenses
A delegação de Santa Catarina é composta por atletas experientes nos maiores eventos internacionais da modalidade, mesclado a nomes mais jovens e promissores pro futuro do esporte no estado.
Isadora Pacheco: Após disputar a segunda edição de olimpíadas de sua carreira, a skatista, Isadora Pacheco, marca presença no campeonato mundial de Roma na Itália. A atleta de Florianópolis e atualmente com 19 anos, foi a nona colocada nos jogos olímpicos de Paris e defende o título do STU neste ano de 2024.
Kalani Konig: Grande nome do Skate Total Urbe em 2024, Kalani Konig é o mais jovem da delegação catarinense em Roma com apenas 17 anos.
Apesar da pouca idade, o talentoso skatista já é visto como uma realidade no Brasil e no mundo e neste ano bateu recordes durante o STU, vencendo três das quatro etapas realizadas.
Pedro Barros: Visto como um dos maiores nomes do skate brasileiro e mundial, Pedro Barros abriu portas para que diversos outros catarinenses entrassem na modalidade,e e é visto como um grande ícone deste esporte.
Após o quarto lugar nos jogos olímpicos de Tóquio em 2021 e o quarto lugar em Paris 2024, busca em Roma vencer o campeonato mundial pela quarta vez na carreira.
Yndiara Asp: A skatista de Florianópólis por pouco não esteve nos jogos olímpicos de Paris e disputou a vaga até a última etapa do circuito classificatório olímpico. Os últimos resultados de destaque recentes, foram o títulop do STU na etapa de Florianópólis em fevereiro, além do vice-campeonato na etapa recente de Porto Seguro (BA).
Pedro Carvalho: Assim como Kalani Konig, o atleta integra a nova geração do skate brasileiro e disputa os principais eventos do mundo na modalidade como o circuito classificatório olímpico onde também brigou por vaga até a última etapa. Atualmente com 19 anos, é nome certo na disputa por uma vaga para representar Santa Catarina nos jogos olímpicos de Los Angeles em 2018.
Mín. 18° Máx. 25°