A senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, destacou o Pacto Pela Transformação Ecológica, que será assinado às 14h desta quarta-feira (21), em solenidade no Palácio do Planalto.
O evento contará com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Senado, Rodrigo Pacheco; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso.
Ainda segundo a senadora, o pacto é um marco histórico, já que esta será a primeira vez que os Três Poderes se unirão pela agenda ambiental e climática para a definição de um novo rumo de desenvolvimento para o Brasil. Para a senadora, esse é um "momento ímpar", que deve ser celebrado.
— Estamos diante de uma oportunidade única para moldarmos nossa política ambiental e climática com a assinatura desse pacto. Hoje será formalizado um compromisso histórico, que estabelece um novo paradigma para o desenvolvimento econômico do Brasil, com a meta de promover uma transformação profunda em nossos modelos de desenvolvimento. Para garantir um futuro sustentável, é crucial que mudemos profundamente nossos modelos de produção e consumo — afirmou Leila.
O acordo fortalecerá a posição do Brasil no cenário internacional como protagonista global no campo da segurança ambiental, climática e alimentar, considerando biodiversidade, recursos naturais e produção agrícola do país.
Mín. 17° Máx. 22°