Uma programação extensa, plural e gratuita, realizada pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e instituições vinculadas, dará o tom da primeira edição da Semana de Minas, que tem início nesta segunda-feira (15/7) e, ao longo dos próximos dias, reunirá uma agenda especialmente pensada para ressaltar a riqueza e a diversidade da cultura mineira por meio de linguagens artísticas variadas. Música, cinema, literatura, artes plásticas, gastronomia, oficinas e exposições fazem parte da programação.
O projeto Semana de Minas acontece em um período emblemático, já que o Dia de Minas é comemorado nesta terça-feira (16/7). Instituído em 1979 pela Lei nº 561 – remontando à chegada, em 1696, da bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça à região onde está a cidade de Mariana –, o Dia de Minas Gerais relembra também a importância e a trajetória de três séculos do estado e de seu povo. No Governo de Minas, inclusive, todos os anos a capital do Estado é transferida simbolicamente, no dia 16 de julho, para o município de Mariana, por meio de decreto.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, é importante que ações culturais articuladas aconteçam em torno da Semana de Minas e marquem esse importante período. “Teremos uma programação gratuita, diversa e para todos os públicos a partir desta segunda-feira, celebrando a cultura, a história e a memória de Minas Gerais com várias possibilidades de entretenimento, de diversão e de experiências que nos remetem às nossa raízes, à nossa mineiridade e ao nosso orgulho de pertencermos a essa terra”, destaca Oliveira.
Confira aqui a programação completa.
Mín. 16° Máx. 23°