Na noite desta terça-feira (02), foi realizada a solenidade de formatura do 2° Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR) do 7° Batalhão, na sede da unidade, em Cariacica. O curso capacitou 29 militares de diversas unidades da Grande Vitória, incluindo o 1°, 4°, 7º e 10º Batalhões, bem como a10ª 11ª, 12ª, 13ª, 16ª e 17ª Companhias Independentes, Dint e a Polícia Penal. O CPAAR teve duração de 12 dias, ocorrendo entre 17 e 30 de junho, com uma carga horária de 132 horas-aula.
O evento contou com a presença do comandante-geral, coronel Douglas Caus; o comandante do 6º CPOR, coronel Weligthon Nalesso Denadai; e a comandante do 7º Batalhão, tenente-coronel Viviane Saliba Nascimento. Além deles, estiveram presentes outras autoridades civis e militares, bem como familiares dos patrulheiros recém-capacitados.
O CPAAR teve como objetivo capacitar os militares em modalidades de policiamento em áreas elevadas e de difícil acesso, abordando disciplinas como técnicas individuais, conduta e procedimentos de patrulha, armamento e equipamento, tiro aplicado à patrulha e patrulhamento rural, além do Estágio Prático de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco. O curso é de extrema relevância para a instituição, pois prepara o policial militar para realizar ações e operações em regiões de elevado risco, estabelecendo diretrizes e práticas uniformes para intervenção e incursão em situações policiais não habituais. Isso garante a aplicação adequada e proporcional da força, proporcionando ao policial embasamento teórico, legal e prático para suas atividades.
Durante a solenidade, foram homenageados os três primeiros colocados do curso: cabo Marcos José da silva Inácio (primeiro colocado), policial penal Stefano Coutinho Gomes (segundo colocado) e sargento Lucas de Souza Cabral (terceiro colocado).
Em seu discurso, a tenente-coronel Saliba destacou a importância de dar continuidade na capacitação dos militares e que o CPAAR qualifica os policiais para atuarem, principalmente, em áreas de aglomerados onde incide a geografia de morro, locais onde o patrulhamento deve ser efetuado de maneira técnica e organizada.
Por fim, o comandante-geral, coronel Douglas Caus, salientou que o momento é de grande alegria para toda corporação pelo término desta importante instrução, “Nossos policiais são treinados em diversos terrenos e estão bem preparados para enfrentar criminosos, impedindo que eles ocupem nossas cidades”, destacou o coronel.
Mín. 16° Máx. 23°