A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados cancelou o debate que faria nesta terça-feira (25) sobre a possibilidade de emancipação do campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
O debate atendia a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e ainda não foi remarcado.
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem cinco campus: dois em Diamantina, um Teófilo Otoni, um em Janaúba e um em Unaí.
O campus do Mucuri, localizado em Teófilo Otoni e criado em 2006, atualmente oferece dez cursos de graduação presencial, um curso graduação a distância e programas de pós-graduação.
Segundo Nikolas Ferreira, o campus Mucuri atende uma região que abrange mais de 1 milhão de pessoas. "Além disso, o campus de Mucuri da UFVJM desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional, científico e socioeconômico da região", afirma o deputado. Apesar disso, o campus está subordinado à sede da universidade, localizada em Diamantina.
A emancipação do campus, segundo Ferreira, é uma demanda antiga da comunidade acadêmica e dos moradores locais. "Tal medida possibilitaria uma maior autonomia administrativa e financeira ao campus, possibilitando uma gestão mais eficiente e ágil, bem como uma maior adequação às necessidades específicas da região", explica o parlamentar.
Mín. 17° Máx. 22°