A Câmara dos Deputados anunciou na quinta-feira (13) os agraciados deste ano do Prêmio Paulo Gustavo. A iniciativa visa condecorar anualmente até cinco artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas por suas contribuições à cultura brasileira por intermédio do humor e da comédia, incluídas as artes circenses e as formas de comicidade popular.
Os escolhidos deste são:
· Antônio Carlos Bernardes Gomes (Mussum) – in memoriam
· Julieta Hernández (Palhaça Jujuba) – in memoriam
· Ziraldo – in memoriam
· Nathalia Ponto Cruz, atriz e roteirista
· Paulo Vieira, humorista e apresentador
A escolha dos agraciados foi feita, por voto secreto, pelo Conselho Deliberativo do prêmio, composto pela 2ª secretária da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS) e pelos integrantes da Comissão de Cultura.
O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa e será concedido aos agraciados pelo presidente da Comissão de Cultura, deputado Aliel Machado (PV-PR), e pela 2ª secretária.
Solenidade de entrega
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 5 de novembro, às 14 horas, no Salão Nobre.
Quem foi Paulo Gustavo
Paulo Gustavo (1978-2021) foi um ator e roteirista brasileiro que ficou conhecido por seus trabalhos de humor no teatro, na televisão e no cinema. Nascido em Niterói (RJ), em 1978, ele começou sua carreira artística em 2005, quando estreou seu 1º espetáculo solo, “Minha Mãe é uma Peça”. A peça se tornou um sucesso imediato, e o artista passou a ser reconhecido como um dos principais nomes do humor brasileiro.
Ele morreu em 4 de maio de 2021, aos 42 anos, vítima da Covid-19.
Mín. 16° Máx. 23°