O senador Ireneu Orth (PP-RS) enfatizou, em pronunciamento na quarta-feira (12), a grave situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul após o recente desastre climático que afetou o estado. Ele destacou a necessidade de maior apoio financeiro do governo federal para enfrentar as dificuldades.
O senador observou que áreas essenciais como saúde, turismo, obras públicas e agricultura foram danificadas pelas enchentes. Ele chamou a atenção para a falta de recursos destinados à saúde e ressaltou a dificuldade dos hospitais e santas casas em atender às necessidades da população.
— Temos que tentar sanar essas questões de onde pode ser utilizado recurso para que a União dedique esse dinheiro. Então, acho que existe a necessidade de, eventualmente, o governo, esporadicamente, em função dessa situação, destinar um recurso maior. Por que não trabalhamos ao nível de que o governo, de forma extraorçamentária, declare ou dedique um valor expressivo para o estado do Rio Grande do Sul, para tentar resolver as questões na área da saúde? São só R$ 500 milhões, comparados aos bilhões lá da covid. Para o aeroporto de Porto Alegre são R$ 360 milhões — disse.
Além disso, o parlamentar criticou o governo federal pela tentativa de importação de arroz. Para ele, é uma medida desnecessária já que o Brasil tem capacidade de atender à demanda interna.
— Foi suspenso o edital, não resta dúvida, mas continua o anúncio, por parte do governo, de fazer um novo leilão. E quero aqui comentar e dizer que o setor agrícola arrozeiro, do Rio Grande do Sul e do Brasil, tem condições de suportar e atender toda a demanda — afirmou.
Mín. 16° Máx. 23°