No último dia 15 de Agosto, o Taliban retomou o comando de Cabul, capital do Afeganistão, o presidente afegão Ashraf Ghani fugiu, deixando o palácio presidencial em decorrência da retirada das tropas americanas que teve início em Julho de 2021.
Apesar de estarem bem equipados, as forças do afegão não ofereceram grande resistência a retomada de poder do Taliban.
O Taliban surgiu como parte de um grupo armado que lutava contra a ocupação da União Soviética, e se difundiu no Paquistão e no Afeganistão, governando 3/4 do Afeganistão entre 1996 e 2001, e sendo expulso nessa época por um acordo militar liderado pelos USA após s ataque terrorista que derrubou as torres gêmeas.
É oficialmente considerado uma organização terrorista pela Rússia, União Europeia, Estados Unidos e Cazaquistão, e não não faltam motivos motivos.
O grupo representa uma grande ameaças aos direitos humanos e preocupa principalmente por sua regras rígidas com as mulheres.
Essas regras ameaçam a autonomia, intelectualidade e a integridade física das mulheres que são proibidas de estudar, trabalhar, andar sozinhas e proibidas de mostrar o próprio rosto.
A chefe dos direitos humanos da ONU Michelle Barchelet afirma que o tratamento que o grupo dará as mulheres será a "linha vermelha" para as Nações Unidas.
Na terça-feira(24), o porta voz do Talibã, Zabiullah Mujahid disse em entrevista coletiva que para sua própria segurança, as mulheres não deveriam trabalhar.
Desde que retomou o controle do Afeganistão, o Talibã havia dito que respeitariam os direitos das mulheres conforme as regras do Alcorão, nos últimos dias, muitas delas tem sido perseguidas, como aconteceu com Shabnam Dawran que trabalhou durante seis anos como jornalista para a emissora estatal afegã RTA, Dawran afirmou esta semana que teve o acesso negado à redação, enquanto seus colegas homens podiam trabalhar normalmente.
Outro caso similar ocorreu Yalda Hakim, apresentadora da BBC que nasceu no Afeganistão e deixou o país ainda criança para viver na Austrália, recebeu uma ligação de um dos representantes do Taleban enquanto apresentava um telejornal ao vivo.
Cenas como estas estão se tornando cada vez mais comum com o retorno do Taliban ao poder no Afeganistão e desde então, muitos países enviaram aviões para retirada de seus cidadãos e refugiados afegãos de Cabul.
Nesta semana houve um atentado matou soldados americanos e cidadãos afegãos, próximo ao aeroporto internacional atualmente controlado por tropas americanas. As cenas de horror voltaram a chocar o mundo, cidadãos afegãos protestam e tentam chamar a atenção das Nações Unidas.
Mín. 17° Máx. 22°