A primeira assistente virtual do turismo de São Paulo vai interagir com o público a partir de domingo (27), na Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. LIA, como foi chamada, marca presença em um totem interativo divulgando os principais destinos de viagem de SP, com destaque para o turismo rural.
Com recursos de áudio, texto e vídeo, a assistente estabelece conexões entre o conteúdo e o perfil do visitante, proporcionando uma experiência rica de significados, do início ao fim. Com a inteligência artificial, a assistente oferece informações sobre as 47 regiões turísticas do Estado e centenas de atrativos, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.
“É uma nova etapa no turismo de SP, ampliando a experiência do turista”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP. “Com ela, já é possível descobrir novos destinos, uma vez que LIA compreende o perfil do usuário e se aprimora a cada interação”, disse. A inteligência artificial é uma parceria da Setur-SP com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e a empresa de tecnologia RCB.
“O Visite São Paulo busca inovar nas soluções que melhorem a experiência do visitante e coloquem São Paulo em evidência, gerando novas oportunidades. A inteligência artificial que lançamos agora é irmã da Lina, criada durante o 1º Hackathon Visite São Paulo, e vai trazer interação e conteúdo personalizado sobre os destinos e atrações do Estado”, comenta Toni Sando, presidente executivo da entidade.
A Setur-SP também lança o Mapa de Turismo Rural do Estado e apresenta ao público a possibilidade de degustar queijos, doces, cafés, entre outras iguarias, de 23 produtores que integram a rica culinária regional das dez rotas gastronômicas do Estado de SP. Além disso, a Setur-SP transfere seu gabinete, durante toda a semana, para a Agrishow para atender prefeitos e representantes dos municípios da região.
As novidades estarão expostas no Pavilhão de Artesanais e Agroturismo, em um espaço de 1.600 m², uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Uma das salas será dedicada ao crédito turístico, iniciativa do programa Creditur SP, com R$ 4 bilhões em linhas especiais para o setor.
No espaço da Setur-SP ainda será possível ter acesso a uma cartilha com orientações de turismo rural e gastronômico e, no auditório, será exibido em telão um vídeo promocional sobre os produtores paulistas do Programa Sabor de SP, o mais completo programa de valorização da culinária regional do país.
Durante o período da feira, uma carreta posicionada ao lado do pavilhão, atende demandas das prefeituras locais. “É uma grande oportunidade de mostrar a força do turismo rural para SP, um segmento que cresce cerca de 30% ao ano e leva desenvolvimento sustentável para o interior”, afirma Lucena.
De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), a feira deve gerar movimentação de R$ 621 milhões na região de Ribeirão Preto, e atrair 200 mil visitantes. Os destinos rurais estão entre os mais procurados pelos viajantes em São Paulo e no Brasil, segundo o Sebrae. O Estado tem mais de 1,2 mil propriedades rurais cadastradas para visitação.
Quem visita a Agrishow poderá experimentar, todos os dias, pratos típicos de restaurantes que integram as rotas gastronômicas de SP. Entre eles, a costela na manteiga com purê de mandioca, do Sítio Coloninha I, localizado município de São Pedro; uma moqueca de palmito, do Manjuba & CIA, de Ilha Comprida, no Vale do Ribeira; entre outros.
Com grande apelo rural, cultural e gastronômico, Ribeirão Preto é a maior cidade da região turística Raízes do Campo e fica próxima de municípios muito visitados, como Brodowsky, berço do pintor modernista Portinari; Mococa, que preserva a arquitetura do ciclo do café; e Guariba, famosa pela tradição caipira das cavalgadas.
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap
Mín. 17° Máx. 22°