O Congresso Nacional recebe nesta terça-feira (23), das 19 às 21 horas, projeção de frases em sua fachada em apoio ao 20º Acampamento Terra Livre, mobilização que traz a Brasília milhares de indígenas representando diferentes etnias do Brasil.
O Acampamento Terra Livre deste ano ocorre de 22 a 26 de abril. O lema desta edição é "Nosso marco é ancestral, sempre estivemos aqui". O evento é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Marco temporal
O objetivo é reafirmar a luta contra o marco temporal, tese jurídica segundo a qual os povos indígenas somente teriam direito à demarcação de terras que estavam ocupadas por eles até a data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.
Essa tese foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, mas o Congresso Nacional aprovou uma lei validando o marco temporal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a lei , porém, deputados e senadores derrubaram o veto . A expectativa das organizações indígenas é que o STF reafirme a inconstitucionalidade da medida.
Mín. 16° Máx. 23°