O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentará aos produtores rurais as inovações tecnológicas produtivas nas áreas de agricultura e pecuária, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024).
A feira com o tema “Bieconomia” ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.
Vitrine
Para impulsionar, ainda mais, a criação e produção leiteira do rebanho tocantinense, a Seagro instalou uma vitrine tecnológica do capim BRS Kurumi para mostrar aos produtores, durante a Agrotins 2024, o potencial nutritivo que o capim possui para a criação de gado.
A variedade do capim permite o pastejo direto, contribuindo com o produtor no manejo e com o animal que consumirá um capim com qualidade diferenciada.
A principal característica do BRS Kurumi, desenvolvido pela Embrapa, é o valor nutritivo da forragem. São valores de até 20% de proteína bruta, com coeficiente de digestibilidade de até 70%. É um material de alto valor nutritivo, muito produtivo que possibilita o ganho de peso e aumento na produção de leite.
Lançado em 2012, o capim é desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético do capim elefante pela Embrapa.
De acordo com engenheiro agrícola da Seagro, Wagner Sampaio Palhares Jr, essas características permitem que os produtores possam utilizar esse sistema de pastejo rotacionado, facilitando a mão de obra, intensificando e aumentando a produção e, consequentemente, aumentando os lucros. “A intenção é divulgar ainda mais essa variedade de capim altamente produtivo que já existe nas regiões Sul e Sudeste do país desde 2012. A unidade demonstrativa é para mostrar in loco esse potencial que apresenta na criação do gado, utilizando o pastejo rotativo e, consequentemente, aumentar sua produtividade leiteira”, destacou o engenheiro.
Inovações
A Agrotins é uma vitrine para lançamento das inovações agrotecnológicas e, durante a feira, a Embrapa lança a nova variedade de arroz BRS A 709, sendo mais uma opção para o produtor de arroz tocantinense, apresentando potencial produtivo de 12 toneladas por hectare. Atualmente, o Estado é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil.
Realização
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.
Mín. 17° Máx. 22°