O Literama Infantil, projeto dedicado à contação de histórias com foco na riqueza da literatura afro-brasileira infantojuvenil produzida na Bahia, anuncia as cinco instituições selecionadas para participar de sua segunda edição. Através de um processo de avaliação cuidadosa, a curadoria do projeto escolheu as seguintes instituições da Prefeitura-Bairro IV de Salvador: Escola Municipal Bosque das Bromélias; Escola Municipal 25 de Julho; Escola Municipal Lagoa do Abaeté; Escola Municipal Jardim das Margaridas; e Escologia Ponto de Cultura do Parque de Pituaçu.
O projeto, que tem início marcado para o mês de abril, celebrando o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e o Dia Mundial do Livro (23/04), disponibilizará suas edições gratuitamente no canal do YouTube, a partir de 25 de abril. Este material estará acessível a qualquer pessoa interessada em acompanhar o projeto, incluindo as instituições que se inscreveram e não foram selecionadas. Os nomes dos autores e contadores de história que participarão desta segunda edição serão divulgados em breve, por meio do Instagram oficial do projeto, @literamainfantiloficial.
O Literama Infantil, criado em 2022, visa proporcionar um envolvente circuito de contação de histórias negras, com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da rica cultura afro-brasileira. A coordenadora geral do projeto, a produtora cultural Cris Santana, ressalta a importância desta iniciativa: "O Literama Infantil tem o propósito de incentivar o consumo da literatura negra infantojuvenil desde o início do ciclo estudantil. O despertar cultural e artístico de uma forma representativa tem capacidade de transformar vidas".
Para mais informações sobre o Literama Infantil, entre em contato através do e-mail literamainfantil@gmail.com ou siga o perfil oficial do projeto no Instagram, @literamainfantiloficial.
O projeto Literama Infantil recebeu apoio do edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Mín. 17° Máx. 22°