A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) é o canal que interliga as demandas da população com as Forças de Segurança do Estado e outros órgãos que prestam também serviços essenciais. Instituições que atendem a população 24 horas por dia, sete dias por semana de forma ininterrupta.
Ao ligar para o 190, a população terá acesso a qualquer serviço de emergência. Ainda assim, a Ciops também conta com canais de contato como o 193, 181 e 192, que fornecem um atendimento direcionado para suas respectivas instituições.
O canal de contato mais utilizado e que atua como uma central de integração das demandas é o 190. Este número de atendimento pode ser utilizado quando o cidadão sentir que sua integridade física ou patrimônio estiver em risco; quando estiver ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime; quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que possa estar envolvido em crime; e em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.
Conforme a estatística da própria Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram recebidas 445.811 ligações. Por dia, o 190 registra uma média de 7,4 mil ligações recebidas. Todos esses contatos abrangem uma variedade de solicitações variadas, atendendo residentes do Ceará e turistas.
Já o 193 é o número do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Defesa Civil do Estado. Não hesite em contactar em casos de: incêndios, afogamentos, resgate de pessoas ou animais, casos de choque elétrico com vítima, vazamento de gás, inundações e desabamentos, dentre outros.
O Disque-Denúncia da SSPDS é o 181. Por meio de mensagem, áudio, vídeo e fotografia, as pessoas podem denunciar atos ilícitos e colaborar com os trabalhos policiais por meio do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. Este não é um contato de emergência, mas sim, para denúncias de crimes e atitudes suspeitas.
O 192 é o telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mais conhecido como Samu. A população pode acionar em casos de: suspeita de Infarto ou AVC; intoxicação ou envenenamento; acidentes com vítimas; e outras situações com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Os atendimentos realizados tanto pelo teleatendimento como pelas instituições que atuam nas ocorrências podem salvar vidas. Por isso, a Coordenadoria reforça que falsa comunicação é crime! Conforme levantamento de dados, em janeiro e fevereiro deste ano, já foram registrados 50.442 trotes feitos para a Ciops. Não realize trotes!