Nesta segunda-feira (4), o governador Jerônimo Rodrigues esteve reunido no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI-SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com líderes e empresários de Feira de Santana. O encontro teve como pauta principal um balanço das demandas do setor produtivo da região. Durante a reunião, o governador assinou duas autorizações para a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA) licitar importantes projetos para o município. Ambas serão publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5).
A primeira autorização refere-se à execução da primeira etapa das obras de recuperação das vias internas no Centro Industrial do Subaé (CIS), incluindo urbanização, drenagem e iluminação. Este investimento, que contempla diversas localidades, como a avenida Sudene, rua Desenbanco e avenida Vicente de Paula, totaliza R$ 23 milhões.
Além disso, foi autorizada a execução da modernização do sistema de iluminação da BA-502, no trecho que compreende a região do Tomba até o distrito de Tapera, no município de São Gonçalo, com extensão de seis quilômetros. O projeto contempla a instalação de 232 postes metálicos de 12 metros, 764 luminárias de LED e passagem de condutores subterrâneos. O investimento total para esta obra é de R$ 4,3 milhões.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que o encontro reafirma uma relação de cooperação entre o empresariado local e o Governo do Estado, com diálogo e ação conjunta para efetivação de ações concretas às demandas apresentadas pela comunidade empresarial, com um plano de ação para investimentos em saneamento, alimentação, educação, saúde, segurança pública para os próximos 50 anos, em Feira de Santana. “É a continuidade de um processo que iniciamos em Feira de Santana, no ano passado, em 2023, quando os empresários se interessaram em dialogar, trazendo um documento, me apresentando ali umas demandas de investimento. Nós construímos um ambiente de confiança, de diálogo e hoje já é a terceira ou quarta reunião que a gente se encontra, já com respostas concretas”, afirmou.
O Governo do Estado também vem investindo em outras obras, como a ampliação de sistemas de abastecimento de água e pavimentação. Uma nova reunião com um grupo de trabalho formado por lideranças e empresários está agendada para o próximo dia 13 deste mês, na reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Jerônimo Rodrigues reiterou seu compromisso em aproveitar a oportunidade como governador para promover o desenvolvimento econômico-sustentável da cidade. “Feira é o segundo maior município do estado da Bahia, depois de Salvador, em população, e tem grande importância econômica. A cidade é caminho de quem vem para a BR-101, para a BR-116, de quem vem da Chapada, que tem uma força econômica pujante, uma cultura muito forte. Eu tenho uma relação muito forte com a cidade e quero aproveitar essa oportunidade de governador para dar condições para que Feira possa continuar gerando emprego, gerando renda e se desenvolvendo”, concluiu o governador.
Mín. 17° Máx. 19°