A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (27) o projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC) 82/2018 , que cria o Dia Nacional do Movimento de Vida Independente, a ser celebrado anualmente em 14 de dezembro. O texto recebeu relatório favorável do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e segue para o Plenário.
O dia 14 de dezembro de 1988 marca a fundação do Centro de Vida Independente (CVI) do Rio de Janeiro, pioneiro na América Latina. Criado nos Estados Unidos na década de 1960, o Movimento de Vida Independente trabalha junto a pessoas com deficiência para promover a autonomia na vida em sociedade.
— O movimento prega que a pessoa com deficiência é capaz de administrar a própria vida, tomar decisões, fazer escolhas e assumir seus desejos. Deve, portanto, ser tratada em sua singularidade, e não agrupada em função de capacidades físicas, sensoriais ou intelectuais. Nesse sentido, a deficiência não deve ser vista como uma dificuldade, e sim como uma forma de expressão da diversidade humana — afirmou Izalci.
Mín. 15° Máx. 28°