Chegou o mês que o Brasil ama! E tem Quentão, milho cozido, pamonha, cuscuz, maça do amor, entre outras gostosuras fazem a alegria dos foliões de todas as idades. Mas você sabe quando e como começaram as comemorações no Brasil?
As festas juninas no Brasil começaram por volta do século XVI, e foram trazidas pelos portugueses no período colonial junto com muitas outras tradições. Antigamente a festa tinha um tom mais religioso, e quando chegou por aqui era conhecida como festa Joanina, em referência a são João. Coincidentemente, os índios que habitavam aqui realizavam rituais no mês de junho para celebrar a agricultura, e com a chegada dos jesuítas, as festas se fundiram e os pratos passaram a utilizar alimentos nativos, como milho e mandioca!
Com o passar o tempo, o nome foi alterado de festa Joanina para festa Junina, em referência ao mês que ela acontece. Entre muitas curiosidades, a dança da quadrilha tem origem francesa, onde também eram celebradas as festividades e a região em que os festejos tem mais repercussão, é o Nordeste, onde os festejos são tradições culturais e religiosas, movimentam a economia, o turismo local e sobretudo gera trabalho e renda.
Muitos tem sido os desafios nesse período de pandemia, todos estão sofrendo, além de mudar a rotina, impacta diretamente na economia. Entretanto não se pode deixar que uma situação de dificuldade paralise tudo, ainda é possível festejar, manter a tradição e a cultura viva, ainda que em casa!
Algumas dicas para não perder a tradição: arrume as crianças com trajes típicos, elas adoram, promova brincadeiras de quadrilha, façam doces e comidas que lembrem esse momento. E quem estiver precisando de melhorar a renda, muitas são as possibilidades de continuar ganhando dinheiro, como fazer bolo de milho, publicar no Instagram e em outras redes sociais, um gesto de empatia, faz toda diferença na vida de quem oferece e de quem recebe. Não deixe que as maquinas monopolizem, antes é preciso tentar humanizar as maquinas.
Abaixo segue a receita de um bolo de milho que faz muito sucesso,
Bolo de milho
1 lata de milho
1 medida da lata de açucar
1 medida da lata de leite
1 medida da lata de milharina
1/2 medida da lata de óleo
3 ovos
1 colher e meia de fermento em pó
1/2 pacote de coco ralado (opcional)
Modo de Fazer
Bata no liquidificador a lata de milho, o óleo, o açúcar, os ovos, e o leite , depois acrescente a milharina, bata novamente, por ultimo coloque o fermento e o coco, e não bata muito, só o suficiente para misturar!
Asse em forno médio, por cerca de 50 min.
Você pode polvilhar com açúcar refinado misturado com canela, fica bem especial!
Espero que aproveitem!
Joice Guimarães.
Mín. 18° Máx. 30°