Milhares de pessoas participaram da Festa de Iemanja em Salvador/Ba. Celebração que aconteceu nesta sexta-feira (2) e é realizada a mais de 100 anos. Apesar de não ser um feriado oficial na capital baiana, a Casa de Iemanja, que fica localizada no bairro do Rio Vermelho, recebeu desde as 5h da manhã oferendas para a Rainha do Mar. As oferendas serão levadas pelos pescadores para o “Buraco de Iaiá” – é um local formato de concha a 3 milhas náuticas da terra.
A Festa da Rainha do Mar – Iemanja, é uma das três maiores manifestações populares de Salvador, juntamente com a Lavagem do Bonfim e o Carnaval. Especialmente, a festa de Iemanja é vista como a maior expressão dedicada a um orixá e a maior celebração da cultura afro-brasileira na Bahia. No ano de 2022, este evento foi reconhecido como o patrimônio cultural de Salvador.
Baianos e turistas se reuniram para celebrar a Rainha do Mar, a Iemanja. Com seus colares, fitinhas, flores e o cheiro de alfazema tomaram conta das ruas do bairro do Rio Vermelho. Desde de 1923 que é celebrada, isto porque, a Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, se juntaram e organizaram oferendas para Iemanja por conta da escassez de peixes que enfrentaram nos anos anteriores. Iemanja é considerada a mãe dos orixás e denominada Rainha do Mar.
Por ser uma festa gratuita, a Festa de Iemanja, reúne também grupos culturais, líderes religiosos e artísticos.
Confira um pouco de como foi a Festa da Rainha do Mar - Iemanja, no olhar do jornalista César Irará:
Mín. 16° Máx. 23°