O Projeto Verão Costa a Costa II aporta em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, de 1º a 4 de fevereiro, depois do sucesso do evento no município de Prado, neste fim de semana. Atletas, crianças e a população em geral aproveitaram as atividades esportivas, a Feira da Economia Solidária e as atrações culturais, na Praça de Eventos, entre quinta-feira e ontem.
Com o objetivo de estimular a prática esportiva e levar entretenimento à população, o projeto é realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em parceria com a Unisport e gestão da MCS Marketing Esportivo. São oferecidas atividades de quatro modalidades esportivas: beach soccer, futevôlei, beach tennis, vôlei de praia, além de escalada, contemplando diversas faixas etárias.
Em Prado, 280 atletas disputaram as competições . A programação incluiu, ainda, sessão de cinema, show e Feira da Economia Solidária. “O Verão Costa a Costa prioriza o esporte, mas contribui, também, com o turismo, a cultura e a geração de renda. É um espaço bacana para quem quer suar a camisa com o esporte como para toda a família que quer curtir, ver um filme. Aqui, divulgamos a beleza do nosso artesanato e nossos produtos da agricultura familiar”, disse Juremar Oliveira, chefe de gabinete da Setre.
O primeiro dia de evento foi dedicado às clínicas esportivas e às escolinhas, que atraíram principalmente a criançada. Nas escolinhas, os instrutores realizam um trabalho de iniciação ao esporte, ensinando os fundamentos de cada uma das modalidades. “Uma criança que nunca jogou o beach soccer vai começar a se familiarizar, aprender como chutar na areia com a bola que deve estar sempre me movimento”, explica o presidente da Federação Baiana de Beach Soccer, Assis Ferreira. O garoto Emanuel Barros, de oito anos, gostou da experiência: “foi ótimo. Muito bom”.
Parcerias
As federações são parceiras fundamentais para o sucesso do evento. “É um trabalho maravilhoso do Governo do Estado que ajuda as federações porque sozinhas elas não teriam condições de ter esse alcance. É um projeto casado, fantástico de inclusão pelo esporte”, ressaltou José Sandes Filho, presidente da União das Federações de Esportes Amadores da Bahia.
Em Prado, o projeto contou, também, com o apoio da Prefeitura Municipal. Em cada localidade, o Verão Costa Costa deve deixar um legado. Nessa primeira etapa, ficou para a comunidade uma quadra de beach soccer para incentivar a prática do esporte na região, que conta com um litoral privilegiado.
A expectativa é de que 20 mil pessoas participem das cinco etapas do projeto. Além de Prado, o projeto Verão Costa a Costa II passará pelos municípios de Porto Seguro (1º a 4/02), Ilhéus (de 29 de fevereiro a 3 de março), Valença (14 a 17 de março), Camaçari (de 28 a 31 de março) e Salvador (11 a 14 de abril).
Fonte: Ascom/Setre
Mín. 18° Máx. 23°