Representantes da SDA e da ESP/CE se reuniram nessa quinta-feira (11)
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou, nessa quinta-feira (11), uma reunião com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado. O objetivo da agenda foi iniciar as articulações para a retomada do projeto Paulo Freire +Saúde. Lançada em 2019, a iniciativa atua na formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Combate às Endemias (ACEs) em diferentes comunidades rurais do território cearense.
A expectativa é de que a ESP/CE, por meio da Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps), fique responsável pelo gerenciamento e execução das atividades formativas, previstas para iniciar no ano que vem. O modelo de seleção dos alunos, no entanto, ainda está sendo formatado.
Estiveram presentes no encontro, representando a instituição de ensino: Luciano Pamplona, superintendente; Suzyanne Barcelos, diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde; Vanessa Araújo, gerente de Educação Profissional em Saúde; e Elci Galvão, assessora jurídica.
A diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde, Suzyanne Barcelos, fala sobre o escopo do projeto e o perfil dos profissionais que devem participar dos treinamentos.
A coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Rocicleide Ferreira, representou a SDA. Marcando a presença do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (Fida), compareceram ao encontro: Eliane Steiner, consultora; Marlene Prat, especialista em Nutrição; e Alexandra Teixeira, especialista em Gênero, Nutrição e Segurança Alimentar; além de Lorena Sancho, consultora da Agência Española de Cooperacion Internacional para El Desarrollo (AECID).
Em breve, um termo de cooperação técnica deve ser assinado, formalizando o trabalho conjunto das instituições.
A autarquia estadual já atuou como parceira do projeto em 2019, ao realizar a formação de aproximadamente 400 profissionais em 31 municípios.
>>>Paulo Freire +Saúde ressignifica educação em saúde no Ceará
Ao longo deste ano, está prevista, ainda, uma série de oficinas para avaliar a experiência dessa primeira etapa da ação. Na próxima fase, intitulada Paulo Freire +Saúde 2, deve-se incluir a capacitação de profissionais de nível superior, além da aplicação de um eixo específico para Pesquisa em Saúde.
Idealizado pela SDA, por meio de acordo realizado pelo Governo do Ceará com o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (Fida), o Paulo Freire +Saúde objetiva pensar estratégias de redução da pobreza e elevação do padrão de vida de agricultores familiares a partir de estratégias de inclusão e protagonismo social.
Alguns dos temas trabalhados no treinamento incluem: saúde mental e ambiental; uso de drogas; gênero e sexualidade; alimentação saudável; vigilância e controle das arboviroses.
Mín. 18° Máx. 23°