Há 270 anos é celebrado nas ruas Bahia o tradicional Festejo do Bonfim. Nesta quinta-feira (11), em Salvador/Ba, aconteceu o evento religioso e popular e os uma multidão de soteropolitanos e turistas foram às ruas da capital baiana. A caminhada saiu da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comercio, e tem o percurso até a Basílica do Bonfim, na península de Itapagipe. São 6 km de caminha com muita fé e devoção, onde a imagem da imaculada e do Bom Jesus do Bonfim foram venerados pela população. As comemorações tiveram início com alvorada que despertou a população no bairro do Comércio às 5h.
A festa é comemorada desde 1745, é uma tradição e já faz parte do calendário baiano. Ao longo desse período, só foi interrompida apenas no período em que o mundo passou por uma crise na saúde devido a pandemia do coronavírus entre 2021 e 2022.
A tradicional Lavagem do Bonfim é umas das mais importantes datas dos festejos populares dos soteropolitanos, a data é móvel, acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro, e neste ano, foi realizado no dia 11 de janeiro. As comemorações deram início no dia 8 e se encerrará no dia 16 deste mês.
Após o ato ecumênico, o cortejo segui em direção ao Bonfim na rua tradicional peregrinação, e o Jornalista do J6live, César Irará, acompanhou de perto o desfile e fez alguns registros com os personagens que fazem da Lavagem do Bonfim, uma das mais importantes festas populares do Brasil.
Confira um pouco do que rolou na Lavagem do Bonfim, ao olhar do jornalista do J6live - César Irará:
Mín. 19° Máx. 29°