O trânsito no centro da cidade de Irará/Ba, cidade que fica a 148km de Salvador, capital da Bahia, está a cada dia mais caótico e muito desorganizado. Carros, motociclistas, bicicletas e também os pedestres “brigam” por um espaço e ninguém encontra espaço para circular com segurança no centro da cidade. Na “disputa” por espaço, ninguém consegue se entender e o perigo está constante, principalmente quando o pedestre tem que dividirem a rua com os veículos em movimento, pois tem caminhões estacionados nas calçadas e com isso tiram o espaço de circulação dos pedestres.
Ainda segundo a denuncias feitas aos Whatsaap do Irará Livre (75) 98144-6463, população relata a inconveniência e os absurdos em várias ruas do centro da cidade, mas principalmente na Rua Campos Martins e na rua da Mangabeira (atrás do mercado de carne).
Assista o vídeo: https://youtube.com/shorts/3JS9YckN6sE
“Está cheio de caminhões ocupando espaços nas calçadas destinados aos pedestres. Os veículos estão no meio fio e tenho que dividir espaço com carros em movimento. E eu pergunto, onde estão os agentes de trânsito que não tomam providência uma vez que já sabem do fato?”, desabafa um morador.
“Evito muito ir em duas ruas específicas no centro da cidade. Uma rua atrás do mercado de carne e a outra rua Campos Martins. Pois o trânsito está uma desordem total. Tenho que disputar espaço com carros e caminhões, já chamei o pessoal do trânsito, mas nada adianta. Mas ai, tem a lei do mais forte né...”, comenta outra moradora na denúncia.
Um vídeo recebido pelo Irará Livre, uma moradora reclama da multa recebida no centro da cidade e que as leis não estão sendo aplicada para todos. Confira: https://youtube.com/shorts/HSqMEpbZhn8
De acordo com o Código de trânsito brasileiro, é uma infração grave e está sujeito a remoção, quando os carros estacionam nas calçadas. Estacionar sobre a calçada é infração de trânsito de natureza grave, prevista no artigo 181 Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acarreta multa de R$ 195,23. A multa é aplicada ao proprietário do veículo.
A calçada, área destinada aos pedestres, é muitas vezes utilizada de maneira não respeitosa – e inclusive ilegal – pelos condutores de veículos. O que se percebe, que a fiscalização está sendo feita para um grupo de pessoas, enquanto que a lei deveria ser para todos.
Outro fator agravante é a falta de sinalização por toda o centro da cidade, que dificulta mais a vida dos condutores e dos pedestres. Para a saúde do trânsito é essencial e fundamental a sinalização adequada, na falta de sinalização muda totalmente a situação, podendo ocasionar em acidentes ou até danos materiais.
Uma foto enviado mostra um carro a serviço da prefeitura Municipal de Irará estacionado em local proibido.
A população iraraense reclama que sofre com o “descaso”, o abandono, a desigualdade, o esquecimento e o poder que impera no município de Irará, e questionam até quando conseguirão suportar a má administração.
Será que o atual prefeito, Derivaldo Pinto (PT), sabe qual é a importância da boa utilização do dinheiro público? Sabe a importânica de uma sinalização urbana?
O WhatsApp do Irará livre (75) 98144-6463
Comente abaixo e deixe aqui sua contribuição!