O falso atestado médico contribui para os "fura-filas" na vacinação contra a Covid-19
A face sombria da pandemia expõe uma chaga do comportamento social no Brasil
[caption id="attachment_3708" align="aligncenter" width="758"] Foto/Reprodução[/caption]O país atravessa um dos momentos mais críticos da história. E ainda nos deparamos com práticas irresponsáveis e negligentes vindas de profissionais da área da saúde e pessoas tirando proveito da situação em benefício próprio.
Infelizmente no Brasil ainda cultivamos a cultura do “jeitinho brasileiro”, de querer levar vantagem em tudo. Claro, com raras exceções pois nem todos são coniventes com esses atos.
Desde a escassez de vacinas, algumas pessoas entraram em desespero, porém isso não justifica tais atitudes. Comprar ou vender laudos médicos falsos é moralmente e eticamente reprovável ,e acaba prejudicando quem realmente tem prioridade.
Furar a fila para receber a vacina contra a covid-19 é no mínimo revoltante, sem contar que um médico que emite um atestado falso descumpre o artigo 80 do Código de Ética e pode responder a um processo ético-profissional, o que configura um crime com penalidade máxima de cassação do registro profissional, a pessoa que solicita o documento falso também pode ser punida.
[caption id="attachment_3709" align="aligncenter" width="784"] Atestados(falsos) usados para furar a fila da vacinação de covid-19 Foto: Reprodução[/caption]Em contrapartida, o Conselho Regional de medicina (CRM),de todo país permanece em estado de alerta, tornando inadmissível qualquer tipo de fraude que favoreça alguns em detrimento de outros. Além disso as denúncias que chegam são averiguadas e investigadas, e correm em sigilo processual para não comprometer as investigações.
O comércio de atestados falsos sempre existiu, mas agora tomou novos rumos com a nova fase da vacinação contra a covid-19,que está imunizando pessoas com comorbidades. várias pessoas têm recorrido a esse tipo de fraude, sem respeitar a vez do próximo, e não se importando com as sérias consequências que isso pode acarretar.
Quando um médico assina um atestado falso ele vai contra todos os seus valores de ética profissional, propiciando um risco em escala coletiva, prejudicando o andamento da vacinação de forma indevida, e causando danos a quem deveria tomar a vacina por direito.
Isso expressa a realidade que vivemos, em meio á pandemia pessoas estão abrindo mão de seus valores, empatia e até mesmo o amor ao próximo. Contudo, é preciso rever nossos conceitos para que o nosso caráter não se desconstrua nesse momento e muito menos se torne insignificante ao longo de todo contexto histórico que estamos vivenciando.
Mín. 17° Máx. 22°