O Brasil subiu no ranking dos países mais seguros para se visitar, passando da 42ª posição, em 2022, para a 15ª, neste ano. Os dados são do relatório ‘Safest Destinations’ (destinos mais seguros), da seguradora norte-americana Berkshire Hathaway Travel Protection, para viagens pelo mundo, em 2024.
Na Bahia, o Governo do Estado investe para garantir tranquilidade aos visitantes, de forma contínua, com operações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizadas conjuntamente pelas polícias Civil e Militar. Uma das ações alcança os turistas que desembarcam dos cruzeiros marítimos no porto de Salvador, onde o receptivo é feito pela Secretaria de Turismo (Setur-BA). Os cruzeiristas são acompanhados por policiais durante os passeios pelas regiões do Comércio e do Centro Histórico. O procedimento é realizado também no aeroporto e nos principais pontos turísticos da capital e região metropolitana.
“Estamos fazendo o policiamento ostensivo a pé, com motocicletas e em viaturas, além de acompanhar os receptivos no aeroporto e na chegada dos navios e em todas as atividades que envolvam turistas. Nas operações, usamos policiais que falam inglês, francês, espanhol e alemão, para facilitar a comunicação com os estrangeiros”, explicou o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico da PM (BPTur), coronel Taylon Cavalcante.
“Ampliamos nosso quadro de pessoal, com postos avançados no porto e no aeroporto e, caso haja ocorrências, damos suporte às vítimas, que são conduzidas a esses terminais ou aos hotéis onde estão hospedadas. No trabalho de investigação, atuamos com policiais à paisana, infiltrados em locais turísticos”, completou a delegada titular em exercício da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Cinara Moraes.
Umas das ferramentas importantes na proteção aos visitantes é o videomonitoramento com reconhecimento facial, que ganhou o reforço do rádio LTE (tecnologia de banda larga). O equipamento permite que os policiais de campo recebam informações em tempo real da SSP, em caso de captura de imagens de criminosos foragidos.
Nesta semana, Salvador recebeu os cruzeiros Seaview e Grandiosa (MCS). Juntos, os navios têm capacidade para mais de 10 mil passageiros. No desembarque, receptivo afro-baiano da Setur-BA, seguido de tour pela cidade, com turistas aprovando a segurança e o acolhimento oferecidos pelo Estado.
“É a primeira vez que venho à Bahia e adorei a recepção bem animada. Peguei o Elevador Lacerda para visitar o Pelourinho e me senti segura. No percurso, encontrei vários policiais militares. No terminal marítimo, vi a equipe da Polícia Civil. Gostei bastante e vou voltar”, elogiou a aposentada Rejane Saliames, 61 anos, do Rio de Janeiro.
“Ser recebido com alegria já é um atrativo. Passeamos pelo Farol da Barra, Centro Histórico e Igreja do Bonfim, locais muito bonitos. Não presenciamos nada de negativo sobre segurança. Havia um bom policiamento em todos os lugares que visitamos”, relatou o professor Thales Lopes, 32 anos, de Recife.
“Na primeira vez que estive aqui, em 2013, presenciei uma tentativa de furto. Neste retorno, me senti mais segura, por causa do reforço no policiamento”, comparou a advogada Aline Simões, 45 anos, de Brasília.
Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “esse trabalho transversal, que envolve as secretarias de Turismo e de Segurança Pública, visa garantir ao turista apenas momentos agradáveis durante sua visita, que deixarão boas lembranças, motivando o retorno, porque a Bahia é, sem dúvida, um destino seguro”.
Fonte: Ascom/Setur
Mín. 18° Máx. 23°