Conmebol retira jogos da Colômbia por causa das manifestações no país
[caption id="attachment_3497" align="aligncenter" width="741"] Foto: Divulgação /Conmebol[/caption]A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu nesta quinta-feira (20), retirar os jogos da Copa América 2021 que seriam realizados no país devido aos protestos que estão ocorrendo na Colômbia, a competição agora será toda disputada na Argentina.
A decisão ocorreu após o Governo Colombiano solicitar junto a entidade um adiamento do torneio para novembro de 2021, o que foi negado pela Confederação, que alegou razões relacionadas ao calendário internacional de competições e problemas de logísticas do torneio, e preferiu retirar os jogos que seriam realizados naquele país.
O torneio da Copa América deste ano já havia sido adiado por causa da pandemia do Coronavírus, pois originalmente deveria ser realizado em 2020 e seria a primeira vez em 105 anos de história da competição que ia ser disputado em duas sedes, Argentina e Colômbia, respectivamente.
A Conmebol ainda está analisando outros estádios na Argentina que poderão receber os jogos que estavam programados para serem disputados no país colombiano, e a tabela está sendo remodelada, e diante disso a entidade vai informar nos próximos dias a programação definitiva.
A Copa América de 2021 vai começar no dia 13 de junho com o jogo entre Argentina x Chile, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e vai até o dia 10 de julho, dia da grande final.
A Colômbia está vivendo uma crise social grave em virtude dos protestos, que começaram no final de abril, por causa de uma proposta do Governo referente a reforma tributária, que já foi descartada, mas os manifestantes passaram a incluir outras demandas, como uma renda básica melhor, o fim da violência policial e melhores oportunidades para os jovens.
Até agora nessas manifestações, ocorreram vários confrontos violentos contra a polícia, 42 pessoas foram mortas e 1700 estão feridas, outros onze casos estão sendo investigados, segundo a promotoria colombiana.
Mín. 16° Máx. 23°