O Governo do Tocantins, por meio da Polícia Penal, participou do II Encontro Nacional de Inteligência Penitenciária, nessa segunda, 4, e terça-feira, 5, na sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília/DF. O evento, promovido pela Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Senappen, reuniu representantes de mais de 45 instituições dos estados e da União, incluindo gestores estaduais do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen), em um esforço conjunto para enfrentar os desafios complexos do sistema penitenciário e prisional brasileiro.
A Polícia Penal teve participação de destaque, durante o segundo dia do evento, em que a Coordenação do Sistema Nacional de Informações Penitenciárias (CSNIP), integrante da Dipen, realizou uma apresentação sobre novas tecnologias. Os policiais penais Felipe Reis e Carlesandro Gaspar, atualmente em missão na Senappen, demonstraram como o conceito de Business Intelligence (BI) foi aplicado para contextualizar os dados do Sisdepen. Eles apresentaram a criação de um data warehouse, que relaciona os dados por assunto, gerando informações relevantes para a tomada de decisões.
Essa iniciativa resultará em novos dashboards detalhados do Sisdepen, beneficiando o Tocantins com dados históricos desde 2016 e permitindo a aplicação eficiente de políticas públicas para aprimorar a execução penal no Estado.
O evento sublinhou a importância do compartilhamento de experiências e conhecimentos para lidar com os desafios do sistema carcerário, reafirmando o compromisso da Senappen, em parceria com o Governo do Tocantins, com a promoção da cooperação e a melhoria contínua na coleta de dados no âmbito da inteligência penitenciária.
Mín. 16° Máx. 23°