A irreverência e a mistura de cores igual a um borrado de aquarela, tem conquistado os jovens e está ditando a moda do momento
Mais conhecido como Tie-dye, o estilo de customização de roupas com a mistura de cores tem conquistado o público jovem
[caption id="attachment_3363" align="aligncenter" width="684"] Divulgação/ Blog Dimona[/caption]O Tie-dye surgiu com o movimento hippie entre às décadas de 60 e 70, as peças eram tingidas com cores variadas, o tingimento era feito de forma manual, não havia nenhuma tecnologia que fosse capaz de fazer a mistura com diversas cores em uma mesma peça. Essa “moda", até então desconhecida, foi criada de forma proposital pelos hippies para que seus membros carregassem em seu estilo a mandala, mas em forma de vestuário. A mandala é um dos objetos que representa o movimento hippie, e a ideia era mostrar a exuberância, o colorido e a misticidade que o objeto representava.
Durante muitos anos, o Tie-dye foi criticado pela sociedade e pelos especialistas em moda, que achavam descabido o uso de uma peça exagerada em cores, era denominada como brega e desnecessária.
Por receio de críticas, os adeptos das roupas coloridas as usavam em ocasiões mais extravagantes, no carnaval por exemplo, onde a irreverência tinha que ser colocada em prática. Os hippies também deixaram um pouco de lado as cores vivas, e as substituíram por tons mais discretos e quentes, como: carmim, caramelo, tons de segmento marrom, cobre e preto.
Com o passar do tempo, a contemporaneidade desmistificou estilos até então repreendidos pela moda vigente, tudo isto por causa da liberdade de expressão da juventude atual, na qual quer estar em evidência e exalar sua essência através das cores vivas que trazem uma linguagem de liberdade e identidade pela roupa do indivíduo.
No ano de 2020, o marketing feito para os jovens brasileiros se inovou e buscou trazer linguagens inéditas de estilos passados para os produtos de vestuário, e como meio de divulgação e de inspiração, utilizou-se da imagem e do poder de alcance de influencers digitais para a disseminação da nova moda, o que foi um grande acerto, afinal a internet é a principal vitrine da moda atual.
As principais redes varejistas de roupas como: Renner, C&A e Riachuelo, apostaram no Tie-dye e obtiveram números expressivos em vendas do novo estilo. As roupas totalmente coloridas foram as mais vendidas pelas três maiores redes de lojas do segmento e as mais procuradas na internet.
A nova tendência foi um grande salto em relação aos estereótipos estabelecidos pela sociedade, pois até então, homens que usavam a cor rosa e cores vivas como: azul turquesa, lilás e tonalidades usadas com mais frequência pelo sexo feminino, eram alvos de críticas, toda essa percepção preconceituosa foi diluída no mercado atual, e pelo novo sentido de moda e de roupa, como algo que independe de gênero, e sim de estilo e individualidade.
Especialistas da área, acreditam que nos próximos anos os guarda-roupas vão ser como um arco-íris, só que com muitas cores além deste. Afirmam também que a era dos tons escuros já foi ultrapassada, e que daqui para frente o lema da moda é “liberdade".
Então se jogue, use e abuse das cores e dos borrados, provoque reações e sensações, deixe seu estilo transparecer sem fronteiras.
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