Foi realizada, na noite dequarta-feira (29/11), a cerimônia de entrega do Recanto da Compaixão Frei Salvador, em Caxias do Sul. Localizado em um antigo prédio público desativado, o centro de acolhimento irá beneficiar 125 idosos em situação de vulnerabilidade social. A recuperação do prédio foi possível graças ao financiamento de R$ 4 milhões, por meio do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social, o Pró-Social.
Vinculado ao Departamento de Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Assistência Social (SAS), o programa financia projetos de assistência social apresentados por entidades e aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social, disponibilizando incentivo fiscal às empresas que se envolvem na ação desenvolvida.
Representando o governador do Estado, o titular da SAS, Beto Fantinel, participou do evento e destacou que o envelhecimento da população é um desafio a ser enfrentado com a ampliação de políticas públicas e do cuidado com a população idosa.
“Não nos preparamos para o envelhecimento como um fenômeno que cresce progressivamente no Estado. Trabalhamos, agora, por uma construção coletiva de novas políticas públicas adequadas ao atendimento da nossa população idosa", afirmou.
Ele também valorizou a participação da sociedade civil nas ações. “Quando vemos essas organizações sociais, como essa entidade, que contribuem para tornar o Estado mais acolhedor e mais justo; isso nos enche de esperança”, acrescentou.
Coordenador do projeto e da organização não governamental Mão Amiga, que será responsável pela gestão do espaço, Frei Jaime Bottega informou que, em breve, os primeiros idosos já estarão acolhidos no local. Ele homenageou a equipe do Pró-Social que completa 21 anos em 29 de novembro e agradeceu às empresas que colaboraram para a recuperação do prédio.
Envelhecimento
No Rio Grande do Sul, a parcela da população com 60 anos ou mais cresceu 50% em 12 anos. Um em cada cinco moradores do Estado era idoso quando foi realizado o censo de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados do estudo População Idosa do RS (2010-2021), produzido pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), mostram que a idade mediana da população do Estado passou de 32,66 anos, em 2010, para 37,1, em 2021, número que deve alcançar os 47,89 anos em 2060. A estimativa é que para cada cem habitantes com menos de 15 anos haja 207 com 65 anos ou mais, em 2060.
Texto: Maria Emilia Portella/Ascom SAS
Edição: Secom
Mín. 17° Máx. 22°