UEFA muda sede da final da Champions League
[caption id="attachment_3253" align="aligncenter" width="741"] Foto: Reprodução[/caption]A UEFA (União das Associações Europeia de Futebol, em inglês), decidiu transferir a sede da final da Champions League 2020/2021, entre o Manchester City e Chelsea, que seria disputada no dia 29 de maio no Estádio Atatürk , em Istambul, Turquia, para o Estádio do Dragão , em Lisboa, Portugal.
A mudança de local ocorreu por conta da pandemia do Coronavírus, pois a Turquia está em isolamento rígido em todo país desde abril, por conta disso não pode receber público em partidas de futebol para evitar as aglomerações, e com um agravante que na semana passada o Reino Unido colocou o país na “lista vermelha” de viagens.
Como a final será disputada por dois clubes ingleses, o Manchester City e o Chelsea, e a UEFA permitiu a presença de torcedores na final, destinando 6 mil ingressos para cada clube, ficaria inviável a realização da partida na Turquia.
A inclusão do país turco na “lista vermelha” pelo Reino Unido, obrigaria que as delegações dos clubes e os torcedores que fossem assistir a partida, tivessem que cumprir uma quarentena de 10 dias para entrar novamente no Reino Unido, o que atrapalharia o planejamento de seleções para a Eurocopa, que começa no dia 11de junho, pois os clubes ingleses têm em seus elencos vários jogadores de diversas seleções que irão disputar a competição.
Houve uma tentativa de levar a final para o estádio de Wembley, em Londres, mas não houve um consenso entre a UEFA e a federação Inglesa para cumprir as exigências necessárias.
Portugal foi escolhido por não estar nesta lista vermelha do Reino Unido, assim torcedores poderão ir ao jogo sem precisar cumprir a quarentena para retornar ao país.
Vale ressaltar que esta é a segunda vez consecutiva que Portugal recebe os jogos finais da Champions League, ano passado em meio a pandemia do coronavírus , a entidade resolveu realizar as fases finais da competição em Lisboa, pois o país naquele momento era um dos melhores no enfrentamento à pandemia na Europa.
Os dois times que irão se enfrentar na grande final no dia 29 de maio, Manchester City e Chelsea, até pouco tempo atrás não figuravam entre as melhores equipes do continente, mas no início do século 21 elas foram compradas por bilionários que investiram enormes quantidade de dinheiro nas contratações de jogadores e técnicos badalados nas duas últimas décadas.
Eles chegam em momentos distintos para o jogo, o City vai embalado pois acabou de conquistar o sétimo título inglês da sua história, e vai disputar a sua primeira final de uma competição europeia.
Já o Chelsea chega a sua terceira final de Champions, e vai em busca do seu segundo título, ele conquistou a taça no ano de 2012.
Mín. 16° Máx. 23°