Segundo mês de Maio em meio à pandemia do coronavírus, neste domingo (09) dia das mães será um dia muito difícil para as famílias brasileiras, não apenas pelas restrições, mas também porque muitos perderam amigos e entes queridos ao longo deste último ano.
Esta semana o Brasil ficou triste junto com dona Déa, mãe do Ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu por complicações da Covid-19. Dona Déa estava ao lado do filho no momento de sua morte. Em Dezembro de 2020 a atriz Beth Goulart perdeu sua mãe que também era uma grande atriz Nicette Bruno, vítima da Covid-19.
Essas duas mortes de artistas, refletem muitas perdas acumuladas no Brasil desde Março de 2020, quando tudo começou por aqui, uma doença que não escolhe classe social, religião ou raça, já são mais de 419.114 óbitos até a publicação desta matéria.
A perda de mães e filhos deixa uma lacuna na vida das pessoas, desde um café da manhã, uma conversa, abraços ou momentos compartilhados, um vazio se instaura entre dores, tristezas, lembranças e sofrimentos, as pessoas tentam buscar formas de seguir vivendo, apesar da falta dos pilares de suas vidas.
Toda perda é dolorosa, mas a perda de um filho demanda um pouco mais de atenção e tempo, principalmente neste período de distanciamento social. O mais comum são os filhos enterrarem seus pais ao término da longevidade, mas quando há uma ruptura de um cenário "normal", isso foge do controle humano, o emocional tende a ficar mais abalado.
Mesmo que toda perda seja sempre dolorosa, é difícil a aceitação e a despedida de um familiar vítima da covid-19, especialistas em psicologia alertam para o tempo de luto das pessoas, cada pessoa vai superar a dor em seu próprio período específico, por isso, é recomendado respeitar e dar tempo ao tempo.
Segundo um cálculo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são pelo menos 45 mil crianças e adolescentes que perderam pai e mãe na pandemia. Em casos da perda de ambos os pais, essas crianças passam a ficar sob a guarda de familiares próximos ou tutela do Estado.
Filhos que perderam pais e pais que perderam filhos, o dia das mães 2021 será marcado por lembranças, distanciamento social e demonstrações de afeto, muita saudade e muitas dores, que prevaleça vivo e eternizado o amor.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.