A Secretaria de Justiça do Piauí realiza nesta terça-feira (14) o mutirão de atendimentos na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano.
Enfermeiros, assistentes sociais, médicos, advogados, psicólogos, dentistas, nutricionistas e policiais penais se unem aos profissionais que já atuam na Unidade para, durante todo o dia, atender os internos.
Cada interno passa pela avaliação de sinais vitais, teste de glicemia, testes rápidos de IST (HIV, hepatites e sífilis); atendimento médico, avaliação nutricional, escuta ativa com psicólogos; administração de medicamentos, se necessário, dentre outros. A odontologia, faz profilaxia, restaurações e extrações.
Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, o serviço social, a partir de levantamento da Unidade, viabilizou a emissão de documentos de identidade.
Os internos também recebem assistência jurídica para emissão do atestado de pena e verificação da situação dos presos provisórios. A gerência de educação prisional busca diagnóstico da escolaridade e do nível de profissionalização.
A Sejus tem como finalidade garantir os direitos às pessoas privadas de liberdade. As penitenciárias masculina e feminina de Picos, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária de Altos e Penitenciária de Bom Jesus já receberam o mutirão durante todo o ano de 2023.
Mín. 16° Máx. 23°