O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está oferecendo crédito com condições exclusivas para micro e pequenos empresários do setor de turismo no estado.
Por meio do Fungetur Pronampe, poderão ser financiados negócios que possuem o Cadastur, como bares, restaurantes, pousadas, empresas de transporte, entre outros, com diferencial nas taxas: 0,41% ao mês + INPC, e prazo de 48 meses para pagamento. A oferta é por tempo limitado, sujeita à disponibilidade de recursos.
O turismo é um setor fundamental para Minas, por gerar emprego, renda, e movimentar uma grande cadeia de serviços. É uma atividade que está crescendo no nosso estado mais do que no restante do país. Queremos apoiar as micro e pequenas empresas do turismo que querem expandir suas atividades, fortalecendo cada vez mais a posição de Minas nacionalmente”, destaca o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
No Fungetur Pronampe, são usados os recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), do Ministério do Turismo, com as garantias do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o que torna o acesso aos recursos facilitado para os empresários e mais seguro para os bancos.
A iniciativa se soma ao crédito já oferecido pelo BDMG para investimento e capital de giro aos pequenos negócios dos demais segmentos.
Para contratar, basta acessar o site bdmg.mg.gov.br e fazer a solicitação de crédito. A análise é feita em até 1 hora.
Crescimento
Neste ano, Minas Gerais registrou a maior variação no volume das atividades turísticas em 2023, em comparação com 2022, sendo o estado brasileiro com maior crescimento no setor, conforme dados divulgados em julho pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo com base no Índice de Atividades Turísticas apurado pelo IBGE.
Além disso, conforme Boletim Econômico divulgado em outubro pelo BDMG, o crescimento da atividade turística em Minas Gerais é de 17,6% nos primeiros oito meses do ano, movimentando os setores de comércio e serviços em Minas.
Desde 2019 até outubro deste ano, o BDMG já financiou R$ 191,9 milhões por meio do Fungetur a clientes de todos os portes do estado, principalmente de micro e pequenas empresas.
Para acessar o crédito, é pré-requisito que a empresa esteja registrada no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
Mín. 18° Máx. 23°