A 3ª edição da Feira Afro Criativa está de vento em popa, com objetivo de fomentar a cultura, saúde e fortalecer a economia local do bairro do Cabula e adjacências, vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no estacionamento G1 do Shopping Bela Vista, aliando gastronomia, moda, artesanato, campanhas para fortalecer o afroempreendedorismo e letramento racial, com entrada gratuita.
A mais nova edição da Feira Afro Criativa vai aproveitar a chegada do mês de novembro, para abraçar a campanha do “Novembro Azul”, tornando em evidência o empreendedorismo negro e políticas públicas de afirmação com foco também, no processo de reeducação racial para desconstruir formas de pensar, agir e falar que foram normalizadas ao longo do tempo pela sociedade.
A Feira, que tem como característica a diversificação de atividades, não esqueceu da parte musical. Com uma grade formada por Danilo Moreno (ex- participante do programa global The Voice Brasil), Pagode do Muniz, De Outra Forma e o DJ Raffa Maciel, a direção do evento pretende entreter e trazer alegria aos visitantes, convidados e expositores.
Três palestras acontecerão antecedendo a Feira Afro Criativa para intensificar o debate intitulado Papo Cabeça, um espaço dedicado às reflexões sobre políticas públicas voltadas ao afroempreendedorismo. Os temas sobre “Letramento racial”, “Racismo na infância” e “Afro empreendedorismo e mercado de trabalho”, entraram na roda de conversa nos dias 20, 27 de outubro e 03 de novembro, respectivamente, na praça de alimentação do Shopping Bela Vista, sempre às 18h.
“ Pensando em uma forma dinâmica e de otimizar o evento, uma roda de conversa foi introduzida para que ações abordadas na Feira sejam discutidas previamente.”, pontuou André Cunha.
No dia 20 de outubro, o letramento racial está na roda com as participações de Marcela Santos, empresária e ativista social; Tainara Ferreira, especialista em letramento racial e gênero; e Weber Neves, líder comunitário do bairro do Cabula. O colóquio será brindado com um pocket show do cantor e compositor Danilo Moreno.
A Feira que está se tornando reconhecida pela qualidade da estrutura, organização e visibilidade aos expositores, fechou parceria com a SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais), pelo grupo Ser Mulher, a Cão de Guarda segurança privada e o Rei das Fibras, e é produzida e coordenada pelo produtor cultural e comunicólogo André Cunha e o líder comunitário Weber Neves.