A Câmara dos Deputados retomou nesta semana o Programa Estágio-Visita, que recebe estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso, vindos de todo o País. Os alunos ficam uma semana em Brasília na Capital do País e têm a oportunidade de conhecer na prática como é o trabalho de um deputado.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS), que é a segunda-secretária da Mesa Diretora e responsável pelo Estágio-Visita, ressalta a importância da edição deste ano, quando se comemora os 35 anos da Constituição.
“A Constituinte é um dos marcos mais importantes da história democrática do Brasil. Ela fez a transição de um período de ditadura para democracia”, lembra a deputada. “É fundamental que a juventude brasileira conheça a Constituição como a lei mais importante do Brasil, e conheça os ícones em torno dos quais a Constituição foi construída.”
Procura
Corina Castro, da coordenação de Educação para a Democracia da Câmara, diz que o programa tem muita procura. “A gente acaba tendo mais demanda do que oferta a cada ano.”
Durante o Estágio-Visita, os estudantes têm acesso ao Plenário, às comissões, podem ir aos gabinetes parlamentares. ”Mas o importante é entender que eles fazem isso com um objetivo, que é compreender melhor o trabalho da Câmara e entender como os grandes temas nacionais são debatidos e deliberados no Parlamento”, explica a coordenadora pedagógica do Estágio-Visita, Alice Gomes.
Em novembro e dezembro haverá novas turmas do Estágio-Visita.
Mín. 22° Máx. 32°