A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou mais de um milhão de atendimentos da Maternidade Humberto Coutinho nos cinco anos de funcionamento da unidade. A maternidade, localizada em Colinas, oferece assistência materno-infantil, com serviços de emergência e urgência que funcionam 24 horas, diariamente, para toda região do Médio Sertão Maranhense, alcançando 15 municípios. No total, foram 1.115.188 atendimentos.
"É muito gratificante ver que quase todos os funcionários que começaram aqui ainda estão juntos celebrando essa marca de atendimentos. Atendendo com qualidade todas as gestantes da nossa Regional de Saúde. Outro grande marco foi a inauguração da nossa UTI que já salvou a vida de uma criança que chegou aqui com 25 semanas de gestação. Nossa próxima conquista é a certificação do Selo IHAC e vamos conseguir porque a prática dos 10 passos do aleitamento materno é uma realidade na nossa maternidade. Agradeço ao governador Carlos Brandão, à Secretaria de Estado da Saúde e ao Instituto Acqua pelo apoio de sempre", disse a diretora geral da maternidade, Maria de Lourdes Lopes.
A solenidade de comemoração do aniversário da maternidade, realizada quarta-feira (27), contou ainda com representantes do governo estadual e municipal. A gerente regional de São João dos Patos, Rejane Gomes participou da ação. Ela leu o depoimento de uma das mães atendidas na maternidade em agosto deste ano, com a descrição do parto e dos cuidados humanizados que recebeu da equipe. "Esse relato retrata o que acontece no dia a dia da maternidade. Não é algo inventado. É o sentimento de gratidão e de acolhimento. Inaugurar uma unidade de saúde é bem rápido, agora manter em funcionamento e com qualidade é um desafio constante", pontuou Rejane Gomes.
Humberto Coutinho é considerada a terceira maior maternidade do Estado e, por isso, muitas gestantes recorrem aos serviços da unidade de saúde. E no dia das festividades da maternidade nasceu o Francisco Paulo, às 1h39 da madrugada, pesando 3,425kg e com o tamanho de 49cm, comprovando o que disse a gestão.
"Eu vim de Mirador e sabia que aqui tem toda estrutura necessária para o parto. Minha primeira filha nasceu prematura em outra cidade, então, saber que meu parto seria aqui me deu segurança. Fui muito bem recebida, foi um parto normal, acesso a todos exames, a presença constante da minha mãe como minha acompanhante. Tô muito feliz em ter meu filho, já amamentou rápido e amanhã já volto para casa. Não tem coisa melhor do que a gente ser acolhida", falou Elinezia Conceição Sá, de 19 anos.
Outro bebê nascido no mesmo dia foi o Gael Silva, filho de Elinalda Gonçalves da Silva, de 16 anos, da cidade de Buriti Bravo. Ela também teve parto normal no quarto PP, que oferece equipamentos e terapias com métodos de alívio da dor. "Foi meu primeiro parto e me sinto agradecida porque deu tudo certo", disse Elinalda.
A maternidade Humberto Coutinho, gerenciada pelo Instituto Acqua, oferece todo suporte necessário para assistência no pré-parto, parto e puerpério, que inclui ambulatório especializado e triagem neonatal, com teste do pezinho, orelhinha, coraçãozinho, linguinha, além de exames de ultrassonografia, tomografia, ultrassom e análises clínicas. A unidade de saúde dispõe de quartos privativos com equipamentos e técnicas que garantem parto respeitoso e humanizado.
Números
Em 5 anos foram 1.119.546 atendimentos, que somam 17.317 internações, 1.179 cirurgias, 78.429 atendimento de urgência, 18.928 consultas médicas, 197.086 consultas multidisciplinares, 308.724 serviço de apoio e diagnóstico, 455.309 procedimentos de enfermagem, 31.117 diagnósticos de triagem neonatal e 11.457 partos.