Neste domingo (25), o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Renan Dal Zotto que está internado no hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, com Covid-19 a mais de dez dias teve uma leve piora e voltou a ser entubado.
Desde o dia 16 de abril com diagnóstico do coronavírus, o técnico seguiu em tratamento para manter o nível de saturação de oxigênio mais alto, no dia 19 de abril ele foi entubado. Também por conta de uma trombose arterial aguda, o treinador teve que fazer um cirurgia vascular. No sábado (24), o treinador foi extubado, segundo o informativo, ele apresentou uma boa evolução clínica e começou o processo de reabilitação.
Com 60 anos e estando no grupo prioritário da saúde por ser profissional de Educação Física, Renan chegou a tomar a primeira dose da vacina contra o coronavirus, em Santa Catarina. O treinador aguardava o dia marcado para tomar a segunda dose. Segundo o estudo feito pelo Hospital das Clínicas de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac, tiveram uma eficiência de imunidade de 50,7% após duas semanas, e de 73,8% após cinco semanas da aplicação do imunizante na segunda dose.
Segundo orientações médicas, a aplicação da vacina não impede que a pessoa seja infectada com o vírus do coronavirus, mas uma vez contaminada, sentira sintomas mais leves. Vale lembrar, as as medidas de isolamento social e higiene para quem tomou as duas doses ainda esta valendo, pois pode passar o virus para a pessoas que ainda não foi vacinada.
A maior parte da vacina aplicada no Brasil, cerca de 83 %, é da Coronavac. O instituto responsável no Brasil é o Butantam, e informou que após a aplicação da segunda dose, a vacina terá uma taxa de eficiência a partir de duas semanas.
BOLETIM MÉDICO
Rio de Janeiro (RJ), 26 de abril de 2020 - O Hospital Samaritano Botafogo informa que o Sr. Renan Dal Zotto, técnico da seleção masculina de vôlei, apresentou piora no padrão respiratório, quadro comum nos casos de COVID-19. No último domingo (25/4), foram necessários novos procedimentos de sedação e intubação. O estado de saúde do paciente inspira cuidados.
Mín. 16° Máx. 23°