A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai contar com uma subcomissão específica para opinar sobre matérias que tratem de assuntos municipalistas. O requerimento ( REQ 160/2023 — CAE ) do senador Eduardo Gomes (PL-TO) foi aprovado pelo colegiado nesta terça-feira (19).
A subcomissão deve contar com nove membros titulares e nove suplentes. Entre os temas que podem ser analisados pelo grupo, o senador Eduardo Gomes destaca os seguintes:
Para o autor do requerimento, as questões econômico-financeiras permeiam todas as discussões sobre a prestação de serviços públicos pelos governos municipais. Ele cita como exemplo programas de educação pré-escolar e de ensino fundamental, serviços de atendimento à saúde, planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano e proteção do patrimônio histórico-cultural.
“A subcomissão proposta (tem) a prerrogativa de analisar qualquer matéria cuja dimensão econômico-financeira afete os governos municipais. Busca-se com isso uma melhor articulação entre o desenho das políticas públicas e o objetivo central do nosso regime federativo, qual seja: o aprimoramento tanto da equidade regional como da coesão nacional”, argumenta Eduardo Gomes na justificativa do requerimento.
Mín. 18° Máx. 30°