Teve início nessa segunda-feira, 28, a programação da ação descentralizada que faz parte da Operação Shamar, no Capim Dourado Shopping, em Palmas. Promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), em parceria com a Secretaria da Mulher, o evento tem o objetivo de sensibilizar, conscientizar, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A programação contou com diversas apresentações voltadas ao tema do Agosto Lilás. A turma do oitavo período do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau- Palmas) organizou uma apresentação teatral destacando os vários tipos de violência que uma mulher pode sofrer.
Agentes da Polícia Penal mostraram como funciona a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, que controla agressores que cumprem medida protetiva e ajuda a resguardar as vítimas.
Ao final do evento, mulheres representantes de instituições que fazem parte da rede de proteção à mulher se reuniram para um bate-papo, onde debateram sobre violência doméstica. Participaram da conversa a delegada titular da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Palmas (1ª Deam - Palmas), Suzana Fleury, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça na Área da Mulher do MPE-TO, Isabelle Figueiredo, a diretora de Prevenção da Violência contra a Mulher da Secretaria de Estado da Mulher, Antonia Ferreira dos Santos, a juíza Coordenadora do programa Permanente de Inclusão da Mulher na Política: + Mulher + Democracia do TRE/TO, Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, e a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ–TO), Gizella Bezerra.
A delegada e diretora de Polícia do Interior, Ana Carolina Coelho, ressalta que durante todo o mês de agosto, a Polícia Civil está atuando no enfrentamento à violência contra a mulher. “Em alusão ao Agosto Lilás, nós intensificamos os trabalhos de divulgação e conscientização quanto ao fim da violência doméstica e a importância da denúncia para evitar que ocorra o feminicídio, por exemplo”, finalizou.
Presente ao evento, a secretária da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância do Agosto Lilás. “Essa campanha tem sido uma excelente oportunidade para que a sociedade possa refletir sobre a violência doméstica, buscar soluções conjuntas e garantir que as mulheres tenham seus direitos respeitados e protegidos”, pontuou.
A programação se estende até esta terça-feira, 29, a partir das 14 horas, no Capim Dourado Shopping.