Volta as Aulas na rede Municipal da capital baiana
Volta as Aulas na rede Municipal da capital baiana
16/04/2021 às 12h15Atualizada em 16/04/2021 às 15h15
Por: Sidney Feitosa
Compartilhe:
Prefeito de Salvador reconhece que volta às aulas só ocorrerá após a vacinação dos profissionais da educação na rede municipal
[caption id="attachment_1929" align="aligncenter" width="734"] Foto : Beto Jr/Secom[/caption] O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), fez uma coletiva para imprensa nesta quinta-feira (15), onde informa que em breve, possivelmente na próxima semana, os professores da rede pública municipal já podem ser imunizados. O retorno as aulas presencial só será possível após os professores tomarem a vacina contra o coronavirus.Conforme falado na coletiva, os vacinados na área da educação com faixa etária de 55 anos ou mais, devem viabilizar o retorno as aulas presenciais nas Unidades de ensino de Salvador. Na ocasião, Bruno ainda respondeu ao Ministério Público (MP-BA), que tinha questionado a prefeitura de Salvador, sobre a falta de divulgação de quais critérios sanitários serão adotados, a apresentação dos índices epidemiológicos, e quais medidas necessárias serão tomadas para que ocorra o retorno seguro as aulas presenciais. O prefeito da capital baiana argumentou que vem fazendo reuniões com grupos, entidades e pessoas do próprio Ministério, para discutir os protocolos, e que essa posição de contestação do retorno as aulas, é de competência de outro órgão de fiscalização e não do Ministério Público.Atualmente, de acordo com Bruno, existe uma comissão que discute o assunto com o chefe do MP-BA, a procuradora-geral Norma Cavalcanti, com o defensor-público, Rafson Ximenes, e outras entidades de órgãos públicos municipais e estaduais, com a participação também do governador da Bahia, Rui Costa (PT).Após a chegada das novas doses da vacina por parte do Ministério da Saúde, os trabalhadores da educação de 55 anos ou mais, serão vacinados e após a sua aplicação, e respeitando os protocolos vigentes, poderá acontecer o retorno as aulas. O Prefeito ainda completou dizendo que a retomada das aulas é muito importante, que todos sabem o compromisso e respeito que a prefeitura tem com a classe dos professores. Que houve um investimento no sistema educacional, com mais equipamentos tecnológicos, informatização, e que essas ações tornou Salvador uma referência e modelo no Brasil. Encerrou falando que mesmo com o retorno as aulas presenciais, haverá a permanência de algumas aulas online, terá o rodizio de alunos, e vai manter os protocolos de distanciamento social, e a higienização das escolas, como parte fundamental no processo de proteção aos alunos, professores e servidores públicos para a retomada das aulas.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.