A Agência Federal de Prisões dos Estados Unidos informou que faleceu nesta quarta-feira (14), Bernard Madoff, aos 82 anos, autor do maior golpe financeiro da história, a causa da morte ainda está sendo avaliada, mas acredita-se que seja de causas naturais.
Ele nasceu em 29 de abril de 1938, em Nova York, e começou a carreira como corretor de bolsa, depois foi presidente da Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas (NASDAQ, em inglês), mais tarde fundou a sua primeira empresa com cinco mil dólares em 1960, e em poucos anos a transformou em uma das mais importantes de Wall Street.
Em dezembro de 2008, Madoff foi condenado a 150 anos de prisão por fraude de investimentos, ele comandava um esquema de pirâmide financeira ( ponzi), que segundo o New York Times as perdas foram de US$ 64,8 bilhões, ele estava cumprindo pena no centro de detenção da Carolina do Norte, nos EUA.
O esquema conhecido como “ponzi” é uma operação fraudulenta que atrai investidores e paga lucros para investidores anteriores com fundos de investidores mais recentes.
Foram mais de 30 mil vítimas ao redor do mundo, levando muitos deles a falência, entre os investidores havia entidades bancárias, grupos de investimentos, fundações e organizações de caridade, aposentados do estado da Flórida e celebridades, como o diretor Steven Spielberg.
O esquema prosperou até a crise da bolha imobiliária americana, que teve o seu início em julho de 2007, quando o índice da bolsa de valores de Nova York, o Down Jones, teve uma forte queda.
Isso acontece por causa do colapso hipotecário, que levou várias instituições financeiras para a situação de insolvência, que implica dizer que as dívidas a serem pagas são maiores do que o rendimento que se possui.
Quando a crise econômica financeira de 2008 começou, causada pela falência de um tradicional banco de investimentos americano, o Lehman Brothers, e se espalhou pelo mundo todo, derrubando as bolsas de valores de vários países, Madoff não conseguiu cumprir com a crescente demanda de saques que seus investidores fizeram, comprovando assim a sua fraude financeira.
Por conta do escândalo que se seguiu com a descoberta da sua artimanha, Bernard precisou usar colete à prova de balas durante o julgamento do processo que enfrentou, por ter se tornado “persona non grata”, depois de enganar várias pessoas importantes, influentes e poderosas, da sociedade americana e internacional.
Seu filho, Mark Madoff, que trabalhava na empresa do seu pai, mas não participava ou tinha conhecimento do esquema, não suportou a pressão por falsas acusações que sofreu pelos crimes cometidos pelo pai, morreu enforcado, em evidente suicídio, aos 46 anos de idade em 2010.
[caption id="attachment_1917" align="alignnone" width="762"] Robert De Niro e Michele Pfeiffer Foto : Divulgação[/caption]O caso gerou tanta repercussão, que anos depois a história acabou virando filme, O Mago das Mentira (Wizard Lies ), que foi produzido em 2017 , estrelado pelo ganhador do Oscar Robert de Niro e pela atriz Michele Pfeiffer, com direção de Barry Levinson, e conta a vida de Bernie Madoff, até o escândalo da fraude financeira.
Mín. 18° Máx. 25°