A comissão especial que avalia iniciativas para transição energética debate, nesta terça-feira (22), a produção de hidrogênio verde e o setor energético. A audiência foi solicitada pelos deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Bacelar (PV-BA).
O requerimento para a realização do debate assinado pelo parlamentares informa que o hidrogênio verde (H2V) é uma classificação dada ao hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água, com zero emissão de carbono, utilizando energias renováveis.
No entanto, o processo de produção do H2V demanda uma grande quantidade de energia elétrica, por isso, para que o gás resultante seja considerado verde, é essencial utilizar eletricidade oriunda de fontes renováveis, explica o documento.
"A partir dessa audiência pública, pretende-se conhecer o potencial de produção de H2 a partir de fontes renováveis, ter acesso aos dados de viabilidade econômica dos empreendimentos e entender como o parlamento pode ajudar a superar os principais gargalos do setor na produção deste vetor energético", escrevem o parlamentares.
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o vice-secretário para Hidrogênio Verde no Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel), Frederico Freitas;
- o consultor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço;
- a diretora e fundadora da Clean Energy Latin America (Cela), Camila Ramos; e
- o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Ronaldo Koloszuk.
O debate será realizado às 14 horas, no plenário 14.
Mín. 22° Máx. 32°