A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), promoveu um city tour inclusivo pelo Centro Histórico de São Luís nessa sexta-feira (11), para um grupo de 20 turistas com deficiência visual. O passeio mobilizou pessoas de diferentes estados do Brasil e de outros países, como Portugal, para o momento de lazer em pontos turísticos da capital.
Através dos sentidos, o grupo foi levado a conhecer superfícies da arquitetura colonial, e a prestar atenção nos sons da cidade. A portuguesa Odete Carvalho trabalha na área de Direitos Humanos em Lisboa e atravessou o Atlântico para conhecer a rua com o nome do país onde ela mora. “É minha primeira vez no Maranhão. Sempre tive o sonho de conhecer as belezas históricas, arquitetônicas e naturais do estado. Estou há dois dias em São Luís e me sentindo muito bem. As pessoas são muito acolhedoras, a energia é muito positiva, a comida é maravilhosa, muito saborosa!”, revelou Odete.
Os turistas foram acompanhados por servidores da Setur-MA, que além de contar as histórias dos locais visitados, auxiliaram no trajeto e também na descrição dos ambientes.
O grupo se concentrou em frente à sede da Setur-MA e seguiu o trajeto pelas ruas, casarões, pela Igreja da Sé, Rua da Estrela, visitou o Museu do Reggae, conheceu a história da Rua Portugal, a Casa do Maranhão, o Beco Catarina Mina e findou o passeio no Palácio dos Leões.
“Numa das nossas finalizações do city tour, na Casa do Maranhão, os turistas puderam tocar nas estátuas e adereços folclóricos, sentir os elementos da nossa cultura e assim reuniram todos os componentes para montar a melhor imagem possível da nossa capital”, destacou a guia de turismo do CAT, Letícia Rodrigues da Silva.
Segundo a coordenadora dos Centros de Atendimento ao Turista, Marília Ribeiro, a equipe do city tour inclusivo foi treinada para auxiliar o grupo de maneira que pudessem sentir e imaginar todo o percurso. “Temos guias qualificados nos nossos Centros de Atendimento ao Turista. A Setur-MA vem a cada edição se preparando para atender todos os públicos de acordo com as demandas que a gente recebe", declarou.
O city tour acessível foi viabilizado pela secretária de Turismo, Socorro Araújo, em contato com a Agência de Turismo Viagem e Lazer Acessível, que está promovendo o inédito Vila Acessível. O passeio guiado fez parte da programação.
“Nós, da Setur-MA, estamos nos empenhando e fazendo com que o estado cresça cada vez mais em acessibilidade. Estamos de portas abertas para que todas as pessoas conheçam e se apaixonem cada vez mais pelo nosso Maranhão”, disse Socorro Araújo.
“Nossa agência já existe há 9 anos, especializada em turismo para pessoas com deficiência visual. A vontade de conhecer o Maranhão já era muito grande e a oportunidade que tivemos, no ano passado, de fazer esse city tour organizado pela Setur-MA foi sensacional", afirmou Madson Souza, coordenador e criador de roteiros da Agência de Turismo Viagem e Lazer Acessível.
"Nós programamos esse evento que abrange São Luís e os Lençóis Maranhenses e montamos os roteiros. Lançamos o pacote e com 15 dias já estavam encerradas as 60 vagas que colocamos para o evento Vila Acessível, nos Lençóis Maranhenses, e antes de ir pra lá, estamos com a equipe da Setur-MA aqui, recebendo todo o suporte nesse passeio maravilhoso. No nosso grupo de turistas muitos vieram do norte, sul e de fora do país para aproveitar as belezas do Maranhão”, completou Madson.
Nesse sábado (12), o grupo de 60 turistas com deficiência visual segue viagem para a cidade de Barreirinhas (MA), na excursão “Vila acessível dos Lençóis Maranhenses – Vila dos Lençóis”. Os visitantes farão passeios por Atins, de 4x4 pelas dunas, de lancha pelo Rio Preguiça, além de visitas aos povoados Vassouras e Caburé e atividade de Bóia Cross pelo Rio Preguiça.
City tour acessível
Um dos diferenciais do city tour acessível é a descrição durante os passeios, o que possibilita que as pessoas com deficiência visual possam elaborar imagens mentais sobre a paisagem urbana, os tipos arquitetônicos dos casarões e as ruas da cidade.
A Setur realizou, no mês de novembro de 2022, o primeiro city tour inclusivo com um grupo de turistas com deficiência visual vindos de São Paulo. Houve também dois city tours com crianças e adolescentes autistas. Essa é a 4ª edição do city tour acessível da Setur-MA.
A Setur elabora e organiza os roteiros guiados mediante solicitações, que podem ser feitas por meio de ofício enviado para o email: catseturma@gmail.com