Para reconhecer o trabalho de excelência, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) premiou os três vencedores da “I Mostra das Experiências Exitosas para Recuperação das Coberturas Vacinais”. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (11), no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com 13 trabalhos selecionados, a mostra sagra-se como estratégia de sucesso na divulgação das ações protagonizadas por gestores e trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde, dos serviços de saúde e instituições municipais do SUS no Maranhão.
Realizada nos dias 10 e 11 de agosto, a mostra destacou experiências com foco na recuperação das coberturas vacinais. No total, a organização do evento recebeu 52 submissões de trabalhos, dessas, 13 foram aprovadas pela para participar da mostra, sendo premiadas três experiências.
“Enceramos a primeira Mostra das Experiências Exitosas para Recuperação das Coberturas Vacinais e foi gratificante ver o empenho dos municípios que estão traçando estratégias e utilizando ferramentas e nova metodologias para o fortalecimento e ampliação das coberturas vacinais no estado", destacou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES.
Premiação
Com o tema “Uso da Caderneta Digital como Ferramenta de Recuperação das Coberturas Vacinais em Zé Doca”, a experiência exitosa conquistou o primeiro lugar na mostra. Os autores são Emannuel Paulino Sousa Morais, Isaura Cristina Araújo de Macêdo Lima e Tiago de Oliveira Sampaio. Como prêmio, receberam um notebook, troféu e mochila com itens personalizados.
O coordenador da Atenção Primária de Zé Doca e o responsável pela experiência na mostra, Emannuel Morais, destacou a importância da conquista. “É um trabalho que a gente trouxe utilizando ferramentas que já estão disponíveis no âmbito do SUS para ampliar a cobertura vacinal no nosso município. É um trabalho extremamente recompensador, pois conseguimos estabelecer uma metodologia que fosse possível de ser utilizada por todas as equipes e de fácil compreensão”, disse.
Em segundo lugar, o trabalho selecionado foi o “Combate a desinformação: Desmistificando as fake news e vencendo a hesitação vacinal”, do município de Formosa da Serra Negra. Os autores são Cátia Regina Coelho Lima, Jailene Silva Santos, Mariana Borges Sodré Lopes e Talita Vanderlei da Silva Sousa. Como prêmio, termômetro, três caixas térmicas e mochila com itens personalizados.
A experiência é resultado do trabalho realizado pela Coordenação de Imunização do município, que após levantamento sobre a queda dos indicadores, verificou a necessidade de combater as fake news sobre vacinação. “Estamos voltando para casa de bagagem cheia com os prêmios desse evento maravilhoso e, para além disso, levando a certeza de que estamos caminhando na direção correta”, destacou a enfermeira Mariana Sodré, responsável pela apresentação da experiência na mostra.
O terceiro colocado na Mostra foi a produção com tema “Estratégias para cobertura vacinal no município de São Benedito do Rio Preto”. Os autores são Fabiana Viana Maciel Rodrigues, Ítalo Vinicius Dutra e Marta Gonçalves Rocha Rodrigues. Receberam como prêmio termômetro, caixas térmicas e mochila com itens personalizados, além da oportunidade de compartilhar compartilhado suas ações para elevar indicadores com gestores e profissionais de saúde.
Para o coordenador de Imunização do município de São Benedito do Rio Preto, Ítalo Vinícius Dutra, a sensação é de êxtase. “Ainda não caiu a ficha 100%. Nós viemos de um município pequeno, com coberturas muito baixas e ser reconhecido a nível estadual é uma grande conquista. Isso serve de exemplo para todos os demais municípios, que com uma boa estratégia a gente consegue valorização e reconhecimento”.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, destacou o alcance da mostra para recuperação das coberturas vacinais. “Esperamos que a mostra se consolide como um espaço de debate e contribuição para as estratégias de ampliação da cobertura vacinal no estado. Entendemos que ao dar visibilidade para as iniciativas dos profissionais que estão na ponta da assistência serve também de incentivo para que outros sigam o mesmo exemplo”, disse.
Mostra
Nesta sexta-feira (11), segundo dia da programação da I Mostra das Experiências Exitosas para Recuperação das Coberturas Vacinais, o Maranhão recebeu o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti Fernandes e a coordenadora da Iniciativa de Imunização do escritório da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde no Brasil, Lely Gusman. Na ocasião, participaram da mesa “As Organizações e Entidades e suas iniciativas para recuperação das coberturas vacinais”.
A terceira mesa da mostra foi sobre "A importância da integração interinstitucional para recuperação das coberturas vacinais no estado do Maranhão com representantes do Distrito Especial Indígena (DSEI/MA), representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).
O evento teve mais de 400 inscritos, entre gestores e trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde, dos serviços de saúde e instituições municipais do SUS no Maranhão. Ao todo foram submetidos 52 trabalhos, sendo 13 selecionados pela banca avaliadora. A mostra apresentou cinco eixos temáticos sugeridos: “Ações de Acesso às Vacinas”, “Campanhas de Comunicação”, “Combate à Desinformação/Fake News”, “Sistema de Informação e Integração de Dados” e “Educação Permanente”.