Com o objetivo de eliminar, reduzir ou evitar os riscos associados ao consumo de alimentos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (SUVISA), realizou, na sexta-feira (11), ação educativa em estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos, na Rua Grande, no Centro de São Luís.
Em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, a Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária orientou a população e comerciantes sobre a importância de preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma segura, adequada e higiênica.
“Nós estamos aqui hoje justamente para comunicar a sociedade sobre o trabalho da Vigilância Sanitária, com orientação para as pessoas que comercializam alimentos ao longo da Rua Grande. Nosso objetivo é gerar oportunidade de correção de processos dentro desses serviços, para que de fato, o produto entregue seja de qualidade”, orientou o superintendente Estadual de Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz.
Para Bárbara Dias, de 37 anos, atendente em um quiosque de lanches, a iniciativa da Suvisa promove o acesso a alimentos seguros, evitando o adoecimento do consumidor. “É muito importante esse trabalho, para que nós possamos ficar sempre atentos no que diz respeito a higiene daquilo que oferecemos. Antes do ponto abrir, há duas semanas, nós fomos orientados pelos proprietários, então é muito bom”, disse.
Jackson Martins, de 28 anos, vende hortaliças há dois anos na Rua Grande. “Eles me falaram da importância de sempre regar as folhas com água potável. Eu gostei e foi bem legal o que me disseram, ajuda a deixar nosso trabalho melhor”.
De acordo com a Suvisa, outro fator importante é a conscientização da população. Em caso de suspeita de descumprimento das práticas segurança dos alimentos, a denúncia pode ser feita, por meio da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), no número 160.