Para os alunos do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, em Valéria, a manhã desta sexta-feira (4) foi repleta de palestras, exposições e dinâmicas realizadas pela ação interinstitucional promovida pela Secretaria da Segurança Pública, com o apoio da Secretaria da Educação e da Coordenação de Políticas Para a Juventude.
A iniciativa celebra o Mês das Juventudes e contou com curso preventivo sobre Primeiros Socorros do Corpo de Bombeiros da Bahia e com palestras da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).
O subsecretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira acompanhou a ação e conversou com os jovens alunos da instituição. “A juventude é uma etapa repleta de ideias, vigor e disposição para fazer a diferença no mundo como um todo. Vocês têm o papel fundamental como multiplicadores de conhecimento”, enfatizou o gestor estadual.
Emocionado, o diretor do centro de formação, professor Edson Lima, lembrou a relação próxima positiva entre a comunidade escolar e a polícia. “A visão que se tinha do bairro de Valéria está mudando através do Governo do Estado e da SSP, que vem à escola não como poder de polícia, mas com poder de cidadania, buscando transformar vidas”, ressaltou o educador.
Neemias da Cruz, representante do corpo estudantil da unidade, pediu que o projeto se repetisse e frisou a relevância da ação para fortalecer o vínculo com o público jovem. “Esse momento nos mostra que o Governo do Estado está aqui para nos escutar, apoiar e colocar em prática as nossas ideias”, argumentou o jovem.
Participaram também do evento o coordenador Geral de Políticas para Juventude da Bahia, Nivaldo Milet, a Superintendente da Sprev, tenente-coronel Denice Santiago e gestores da Secretaria da Educação.
Exposição
Após as palestras, jovens e gestores conheceram um stand montado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia com uma exposição sobre primeiros socorros.
Os alunos tiraram dúvidas sobre procedimentos adequados em casos de queimaduras, cortes, engasgos e os números para acionamento das unidades de urgência e emergência.
No espaço da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, eles conheceram animais de diversas espécies e equipamentos usados pela PM.
Fonte: Ascom/SSP
Mín. 17° Máx. 22°