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Ageac e Saneacre avançam na implementação do programa Acertar para aprimorar o saneamento básico no Acre

Por José Luiz Maciel Na última semana, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) e o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) r...

Por: J6 Live Fonte: Secom Acre
05/08/2023 às 23h51
Ageac e Saneacre avançam na implementação do programa Acertar para aprimorar o saneamento básico no Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Por José Luiz Maciel

Na última semana, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) e o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) realizaram uma reunião sob a liderança dos presidentes Luís Almir Brandão e José Bestene.

O objetivo principal desse encontro foi discutir a implementação do terceiro ciclo da metodologia Acertar, visando aprimorar o setor crucial de saneamento básico no estado, conforme estabelecido pela Portaria nº 719/2018.

Representantes da Ageac e Saneacre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Representantes da Ageac e Saneacre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

O foco central da reunião foi o fortalecimento e aprimoramento de todas as etapas da metodologia Acertar, incluindo o mapeamento de processos, a identificação de riscos, a avaliação de confiabilidade e precisão dos dados, além da certificação das informações fornecidas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Durante a reunião, foram discutidos detalhes importantes sobre o mapeamento de processos, uma etapa crucial para compreender o fluxo de informações do SNIS e identificar possíveis riscos que possam afetar a qualidade dos dados. A equipe destacou que esse mapeamento já havia sido realizado anteriormente, em conjunto com as Melhores Práticas do setor, durante a elaboração dos Guias do Acertar.

Um marco significativo dessa reunião foi que, pela primeira vez, o ciclo 3 do Acertar está sendo aplicado nos 21 sistemas operados pela Saneacre. Essa atividade regulatória possibilitará melhorias nos dados administrativos, operacionais, gerenciais, econômicos, financeiros, contábeis e de qualidade do prestador de serviços.

Para assegurar a eficácia da implementação, a agência reguladora capacitou dois servidores nos últimos 2 anos: a Gestora de Políticas Públicas, Maria da Conceição, e o engenheiro sanitarista Júlio César. Eles serão responsáveis por conduzir as auditorias relacionadas ao processo.

Essa iniciativa representa um passo importante para aprimorar o saneamento básico do Acre, demonstrando o compromisso das instituições em trabalhar em conjunto para oferecer melhores serviços à população.

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