A Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) realizou, na noite desta quarta-feira, 2, três painéis, entre eles Qualidade Ambiental: Gestão de Resíduos e Gestão de Recursos Hídricos.
As servidoras Ana Negreiro, chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, e Esmília Medeiros, chefe da Divisão de Meio Ambiente e Cidades, ministraram a palestra.
Ana Negreiro explicou o que o Estado vem fazendo ao longo dos anos, por meio da Semapi, em relação ao monitoramento da qualidade de água, que se iniciou no Acre em 2016 por meio do programa Qualiágua, da Agência nacional de Águas (ANA).
“Atualmente, temos 17 pontos de monitoramento distribuídos nos principais rios do estado, nas principais bacias hidrográficas. As coletas de monitoramento são realizadas trimestralmente em cada um desses pontos e são coletadas amostras de água, enviadas para o laboratório para posterior análise”, disse.
Após isso, Ana explicou que, no total, são analisados 17 parâmetros para, então, ser trabalhada a divulgação dos dados: “Temos um Monitor da Qualidade de Água, que está sediado no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental [Cigma], que vai começar a trabalhar essas ações para divulgar os dados por meio de relatórios, de forma que a população possa ter conhecimento. Além disso, esses dados vão subsidiar a tomada de decisões por parte do poder púbico, no sentido de buscar alternativas para minimizar os impactos identificados”.
Com o tema “Acelerando mudanças: seja a mudança que você quer ver no mundo”, abordado no Dia Mundial da Água deste ano, Esmília Medeiros falou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, explicando a diferença entre resíduo e lixo, e o descarte correto.
Mín. 17° Máx. 22°