Crise financeira atinge IBGE e ameaça pesquisas
[caption id="attachment_1469" align="aligncenter" width="734"] IBGE/ Divulgação.[/caption]O Censo Demográfico, previsto para ocorrer neste ano de 2021 com um orçamento de R$ 2 bilhões, sofreu um corte de R$ 1,76 bilhão, segundo o parecer final apresentado pelo relator- geral da Comissão Mista Orçamentária (CMO) do Congresso Nacional.
A decisão de corte no orçamento é preocupante para o país, pois é através dos dados do censo que são feitos os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para uma série de transferências da União para estados e municípios.
A última contagem populacional foi realizada no Censo Demográfico de 2010, o que nos afasta da realidade, pois não dá para levar em conta dados de 11 anos desta contagem, a defasagem afeta a qualidade das projeções populacionais para as unidades da Federação e das estimativas da população e dos municípios.
Pode haver um adiamento da contagem populacional para 2022, mas isto aumentaria o risco de sua realização, por se tratar de um período em que as restrições orçamentárias serão ainda maiores do que em 2021.
Mín. 18° Máx. 25°