Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023. A iniciativa, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), pretende estimular a produção de trabalhos jornalísticos que valorizem as boas práticas ambientais.
O tema deste ano é “Inovação ambiental no presente para o futuro”.Podem se inscrever profissionais com trabalhos publicados em veículos de imprensa com sede no Rio Grande do Sul e estudantes de jornalismo que tenham trabalhos divulgados em canais oficiais da instituição de ensino. As publicações ou veiculações devem estar compreendidas entre 1º de janeiro de 2022 e 30 de agosto de 2023.
“A comunicação é um dos pilares da atual gestão da Sema, e esse prêmio valoriza a criação de conteúdos sobre inovação na pauta ambiental. Por meio do jornalismo, temos a oportunidade de replicar para a sociedade os casos que obtiveram bons resultados”, destaca a secretária da pasta, Marjorie Kauffmann.
Os finalistas terão os nomes divulgados em 5 de outubro, e a previsão é de que o evento de premiação ocorra no mesmo mês. Serão distribuídos prêmios em dinheiro entre R$ 500 e R$ 6 mil.
Tema e microtemas
O prêmio, que está em sua segunda edição, busca valorizar os trabalhos jornalísticos que divulgam iniciativas inovadoras e ambientalmente positivas.No âmbito do tema “Inovação ambiental no presente para o futuro”, as reportagens deverão contemplar um dos microtemas abaixo:
Os interessados poderão se inscrever nas categorias Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Fotojornalismo, Radiojornalismo/Podcast, Telejornalismo ou Jornalismo Universitário.
O prêmio tem o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (Ari), da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e da Associação Profissional dos Repórteres (Arfoc).
Publicação no Diário Oficial do Estado
Página oficial do prêmio para conferir o edital e se inscrever
Texto: Felipe Martins/Ascom Sema
Edição: Felipe Borges/Secom
Mín. 17° Máx. 22°